Ícone do site Gazeta do Cerrado

Com cobertura da Fish TV, Lago de Palmas sediará evento de pesca esportiva

Equipe da Fish TV esteve no Estado para famtur e deverá retornar em março - Foto: Flávio Cavalera-Governo do Tocantins

Em reunião na tarde desta segunda, 24, com o presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Hercy Filho, o empresário do setor de pesca esportiva, Raimundo Coelho (Raimundinho Canoeiros) apresentou o evento Pesca Tocantins e solicitou apoio do Governo do Estado para o evento. O encontro foi acompanhado pela vice-presidente Jocélia Costa, pela superintendente de Turismo Maria Antônia Valadares.

O Pesca Tocantins será realizado em 5 de março, está com inscrições abertas e já conta com a confirmação de profissionais da pesca esportiva premiados nacionalmente. A cobertura oficial será feita pela Fish TV, canal especializado que esteve no Estado para participar de famtour em Palmas, Lajeado, Peixe e São Salvador, em 2020.

“Precisamos de eventos como este, com alcance nacional, para movimentar o Lago de Palmas, atrair mais turistas e aquecer a economia local”, afirmou o presidente Hercy Filho, confirmando a possibilidade de inserir o Pesca Tocantins, que será anual, no calendário de eventos do Estado. “Eventos como este são muito bem recebidos pelo governador Wanderlei Barbosa, por seu alcance econômico e social”, ressaltou.

 

Pesca no Tocantins

O Brasil é reconhecido pelo seu grande potencial para a pesca esportiva, sendo que o Tocantins possui a segunda maior Bacia Hidrográfica do País, a Araguaia-Tocantins, com diversas áreas propensas à prática. Para intensificar as ações neste setor turístico tão importante, o Governo do Estado, por meio da Adetuc desenvolveu o Plano Estratégico e Operacional de Pesca Esportiva, com recursos do Programa de Desenvolvimento Regional, Integrado e Sustentável (PDRIS). O projeto incluiu levantamento de espécies e áreas propensas ao desenvolvimento da atividade, roteirização e formação de condutores de pesca esportiva.

O Tocantins também integra o projeto Rotas Amazônicas Integradas (RAI), que busca o fomento do turismo e toda a pluralidade cultural dos estados da região Norte. O segmento da pesca esportiva é um dos norteadores de novos produtos.

Sair da versão mobile