Ícone do site Gazeta do Cerrado

Com dois quilombos, Porto Alegre do Tocantins completa 32 anos; Conheça a história do município

A cidade de Porto Alegre do Tocantins, na região sudeste do Estado completa nesta terça-feira, 14, 32 anos de emancipação política.

Porto Alegre do Tocantins teve como um de seus fundadores Francisco Araújo de Carvalho, no qual foi seu primeiro prefeito. O município foi desmembrado do município de Almas.

Originou-se esse nome por que há nesse município um rio (Manoel Alves) e nele um porto no qual tinha uma velha canoa para a travessia das boiadas que passavam alí.

Este porto era muito prazeroso para se tomar banho e daí originou-se o nome Porto Alegre.

Hoje a cidade tem se destacado na região sudeste do estado, juntamente com o município de Dianópolis está sendo desenvolvido um grande projeto de irrigação no rio Manoel Alves no qual gera grande número de empregos para região.

De acordo com o IBGE, a estimativa da população da cidade em 2019 era de 3.139 habitantes. A cidade possui ainda dois quilombos o São Joaquim e o Lajinha.

Com atrativos turísticos, o município tem o Rio Manoel Alves com águas refrescantes que corta a cidade. Além disso, há festas com a da Padroeira da cidade, Santa Luzia e a tradicional Festa Junina.

Rio Manoel Alves – Divulgação
A Bacia do Rio Manoel Alves abrange 10 municípios do Estado, sendo eles: Conceição do Tocantins, Paranã, Taipas, Porto Alegre do Tocantins, Taguatinga, Dianópolis, Santa Rosa, Natividade, Rio da Conceição e São Valério – Divulgação
Sair da versão mobile