Ícone do site Gazeta do Cerrado

Com exames feitos apenas pelo Lacen, capital chega neste domingo a 157 casos com 26% de recuperados

Profissional de saúde conduz teste rápido de paciente no hospital Ronaldo Gazolla, referência em casos de Covid-19 no Rio Foto: Leo Martins / Agência O Globo

Com mais cinco diagnósticos positivos, a Capital contabiliza agora 157 casos confirmados de Covid-19, sendo que desse total 41 pessoas estão recuperadas e duas foram a óbito. O número de confirmações desta edição do Boletim é bem menor do que a média registrada ao longo da última semana, em torno de 10 casos por dia.

Essa redução apresentada hoje ocorreu porque, neste final de semana, as rotinas de exames para a detecção de Covid-19 em Palmas foram realizadas somente pelo Laboratório Central do Estado (Lacen). Os testes no Laboratório Municipal de Palmas e nos laboratórios particulares voltam a ser feitos a partir de segunda-feira, 11.

O Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE Palmas Covid-19) registrou também 2.463 notificações de síndromes gripais, sendo descartados 920 casos. Os dados foram atualizados às 11 horas deste domingo, 10, pelo COE.

Acesse o Boletim

A evolução sobre a pandemia também pode ser acompanhada no Painel Epidemiológico de Palmas. Clique eacesse. https://saude.palmas.to.gov.br/painel/coronavirus

Publicidade

Perfil dos novos casos

As informações sobre gênero e as faixa etária dos cinco novos casos confirmados correspondem a: duas mulheres e um homem com idade entre 30 e 39 anos; um homem entre 50 e 59 anos; um homem entre 60 e 69 anos.

Estado de saúde

Dos 157 casos confirmados, 112 encontram-se em isolamento domiciliar e 41 estão recuperados. Dois casos de Palmas estão internados, uma pessoa em serviço hospitalar público e a outra em hospital particular, sendo que ambas apresentam quadro estável de saúde, segundo os boletins médicos divulgados sábado, 09, às 18 horas.

É importante ressaltar que também encontram-se hospitalizadas na Capital mais dez pessoas, porém, são vindas de outros municípios do Estado e não são contabilizadas como casos de Palmas.

Formas de contágio

Em relação às formas de contaminação, dos 157 casos positivos, 43,3% foram infectados por contato com casos confirmados de Palmas, 21% em outros estados brasileiros, 15,9% estão em investigação pela Vigilância Epidemiológica de Palmas, 9,6% por transmissão comunitária, 6,4% em viagens ou contato com casos de outros municípios do Tocantins e 3,8% se contaminaram em viagens ao exterior.

Cenário no Brasil

De acordo com o Ministério da Saúde, até as 19h10 horas de sábado, 09, o Brasil somava 155.939 casos de Covid-19, chegando agora a 10.627 óbitos, revelando o índice de letalidade de 6,8% dos casos confirmados. Com o avanço da pandemia em Palmas e no Brasil, as medidas de distanciamento social, etiqueta respiratória, higiene e o uso de máscaras precisam ser reforçados ainda mais.

Sair da versão mobile