VINTE UM VINTE poderia ser um espetáculo teatral com estreia marcada pós pandemia no principal teatro da cidade. Mas a ideia do projeto ultrapassa os limites da caixa preta e invade o mundo tecnológico explorando, hoje, o que talvez seja uma nova vertente artística. A ousadia de encontrar morada entre o “ao vivo” do teatro e a interação imagética do cinema, aliada às principais evoluções e transformações da tecnologia urge no mundo artístico. A explosão de streamings, os canais de YouTube e as possibilidades infindáveis de entretenimento na TV estão causando alvoroço e transformações irreversíveis no mercado profissional e na forma que o público escolhe seus veículos preferidos, até porque o controle remoto parece ter chegado definitivamente na mão do espectador.
Nesse contexto, nasce o projeto VINTE UM VINTE, um texto inédito de Ivan Mendes que conta a história de um rapaz que vive num mundo fictício onde ele é o único sobrevivente de uma pandemia que extinguiu os humanos da Terra. Na solidão dos dias e na falta de opção, ele tem a oportunidade de questionar sua própria existência enquanto descobre novas possibilidades de vida. Idealizado a partir de temas atuais como saúde mental e emocional, faz referências diretas aos dias atuais ao mesmo tempo que fantasia um mundo possível daqui a cem anos. Sua principal característica é a criação focada em um projeto híbrido: a apresentação online de um espetáculo teatral com linguagem cinematográfica; ou, um filme ao vivo com encenação teatral.
O projeto agora será realizado em sua primeira etapa, intitulada VINTE UM VINTE.ensaioaberto. Contemplado pelo edital #RetomadaCultural da Lei Aldir Blanc, faremos uma apresentação online com transmissão gratuita para todo o Brasil e o mundo. Além disso, duas ações paralelas: um debate online sobre o processo criativo com os idealizadores do projeto – Ivan Mendes, ator, diretor e roteirista; e Caio Bucker, produtor – e uma exposição fotográfica digital.
VINTE UM VINTE é uma experiência híbrida, teatral e cinematográfica, tecnológica e artesanal, clássica e contemporânea, inovadora, inédita e instigante.
SINOPSE
Partindo de temas atuais como saúde mental e emocional, o espetáculo-filme conta a história de um rapaz que vive num mundo fictício onde ele é o único sobrevivente de uma pandemia que extinguiu os humanos da Terra. Na solidão dos dias e na falta de opção, ele tem a oportunidade de questionar sua própria existência enquanto descobre novas possibilidades de vida.
FICHA TÉCNICA
Roteiro e Direção: IVAN MENDES
Elenco: BARBARA FERR, BRUNA TRINDADE, IVAN MENDES, MARIA MENDES, XULLI e WENDELL BENDELACK.
Trilha Sonora: BARBARA FERR e XULLI
Direção de Fotografia: DANIEL LEITE
Direção de Arte: RONALD TEIXEIRA
Preparação de Elenco: MARCIO LIBAR
Direção de Produção: CAIO BUCKER
Realização: BUCKER PRODUÇÕES ARTÍSTICAS e IVAN MENDES PRODUÇÕES ARTÍSTICAS E CULTURAIS.
SERVIÇO
DEBATE ONLINE
23/03/2021
Quinta-feira às 21h20
Onde? https://www.youtube.com/channel/UCCCkAw7VltpEtQutk6WmXNw
APRESENTAÇÃO ONLINE
25/03/2021
Quinta-feira às 21h20
Onde? https://www.youtube.com/channel/UCCCkAw7VltpEtQutk6WmXNw
LANÇAMENTO DA EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA
29/03/2020
Segunda-feira às 21h20
Onde? Site em breve.
Classificação: LIVRE