“Eu vim aqui em Balneário Camboriú, Santa Catarina, conhecer o trabalho da prefeitura. Este é o maior jardim sensorial da América Latina, é público, da prefeitura. Um espaço muito especial que funciona aqui na Casa do Autista. Aqui conta com um jardim que proporciona todos os tipos de experiência” , mostrou a deputada estadual e pré-candidata à prefeitura de Palmas, Janad Valcari (PL), na sexta-feira, 5, em vídeo divulgado nas redes sociais em que registra sua visita ao complexo catarinense que garante atendimento de qualidade às famílias atípicas. Assista ao vídeo.
Empresária da área de educação e neuropsicopedagoga , Janad afirma que fará de Palmas uma referência no atendimento a autistas e portadores de deficiência e síndromes. Ela anunciou que, caso eleita, implantará modelo similar em Palmas com atendimento integral. Ela também garantiu a presença de assistentes de professores em sala de aula para acompanhar crianças especiais. “Comigo na prefeitura, não vai faltar o assistente do professor em sala de aula para acompanhar as crianças especiais”, disse.
Janad lembrou que em Palmas há inúmeras crianças da rede municipal que estão há mais de seis meses sem o acompanhamento adequado. “São seis meses de atraso no desenvolvimento desta criança. Eu resolvo isso numa canetada. Pode deixar comigo” , reforçou Janad.
A pré-candidata ainda ressaltou a importância de proporcionar assistência psicológica para as mães e pais atípicos, serviço que já existe em outras cidades, mas que em Palmas nunca foi implementado. “Araguaína já tem sua Clínica Escola Mundo Autista. Porto Nacional já tem um atendimento integrado. E Palmas não tem nada. Não tem um centro que integre saúde e educação e não tem equipamentos como este que mostrei. Estou conhecendo as soluções porque vou fazer de Palmas uma cidade referência no atendimento dos neurodivergentes”, garantiu.
Casa do Autista
O complexo visitado por Janad em Balneário Camboriú atende crianças autistas, famílias e escolas, oferecendo, em um espaço de 3,8 mil m², uma abordagem integrada que inclui diagnóstico, atendimento multiprofissional, medicina integrativa, formação para pais e responsáveis, capacitação para a rede escolar, centro de convivência e centro de altas habilidades.
Casa da Família
Ela também visitou o Centro de Inteligência Emocional Casa da Família, um espaço que tem como objetivo abrigar os projetos e programas da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social do município. O loca, reúne todos os serviços públicos vinculados ao emprego e renda, saúde emocional, atividades físicas, aprendizado e proteção da assistência social.