Ícone do site Gazeta do Cerrado

Com mais de 40% de mulheres, Chapa OAB Proativa é registrada e quer consolidação dos avanços conquistados

Registro de Chapa (Divulgação)

Com a participação de advogados de todas as regiões do Estado, foi registrada nesta quinta-feira, 25, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins (OAB-TO), a Chapa OAB Proativa, com a presidência de Célio Henrique Magalhães Rocha, atual secretário-geral da OAB-TO e vice-presidência de Albery César de Oliveira, presidente da subseção da Ordem em Gurupi.

Durante o registro, o candidato à presidência reforçou a intenção de ampliar os avanços conquistados e completar o trabalho de uma gestão profissional e de defesa intransigente da advocacia. “Nós queremos consolidar todos os avanços da Ordem nesse último triênio. Queremos uma OAB cada vez mais profissional, cada vez mais pró-advogado, mais proativa, que olhe tanto para o segmento acadêmico, quanto para o segmento da advocacia privada e da advocacia pública. Que considere e congregue, os homens advogados, as mulheres advogadas, a advocacia do interior, a advocacia da capital, toda a advocacia, em todos os seus espectros, unida, para podermos fazer mais e melhor em prol da sociedade e do meio jurídico”, afirmou Célio.

A proposta é reforçar o projeto coletivo, com a participação ativa de toda a advocacia. “Nós vamos dar voz e vamos dar vez a todos. Claro que a diretoria vai ter que tomar decisões, mas vai tomar decisão sempre colegiada, o Conselho vai ser sempre ouvido porque tem que ser assim. A OAB é democraticamente gerida e vamos ouvir a todos”, pontuou o candidato à vice, Albery.

A participação feminina na chapa é expressiva, formada com mais de 40% de mulheres. Duas delas fazem parte da diretoria. “A participação feminina foi a melhor de todas as gestões. Nós saímos de um percentual com pouquíssimas mulheres no Conselho e na gestão como um todo e hoje somos quase 60% de mulheres, entre às que trabalham no Conselho e nas Comissões”, afirmou a secretária geral adjunta da Chapa OAB Proativa, Rita de Cássia Vattimo Rocha.

“Nós rompemos o paradigma e de agora para frente a ideia é fazer com que as mulheres participem ainda mais, de forma mais ativa. Acreditamos que não é mais possível retroceder, nem reduzir o número de mulheres dentro na Ordem. Nós chegamos aqui por mérito e muito trabalho. Essa gestão alcançou esse feito e a próxima gestão, presidida pelo Célio, se propôs a consolidar, de uma vez por todas, a participação feminina na OAB Tocantins”, completou a secretária geral da Chapa OAB Proativa, Emilleny Lázaro da Silva Souza.

Publicidade

Também faz parte da diretoria da chapa, como tesoureiro, o advogado Solano Donato.

 

Mais benefícios para a advocacia

Durante o registro, Célio reforçou que a situação da Ordem é propícia para o desenvolvimento de ações que promovam mais melhorias para os advogados. “A OAB, em seu último triênio, foi saneada, tanto administrativamente como também financeiramente. A dívida monumental que existia foi toda quitada, hoje a OAB não tem mais passivo algum e a partir da quitação dessa dívida a OAB conseguiu retomar a sua capacidade de investir, construiu prédios no interior, reformou as salas da advocacia na capital e no interior. Entregou para a advocacia um escritório compartilhado moderno, eficiente, que permite tanto ao advogado iniciante, quanto aquele colega que não tem escritório, ou aquele que estiver em trânsito, ter um espaço de excelência para atuar. Agora temos capacidade de ampliar ainda mais essas ações que beneficiam de verdade a advocacia”, afirmou.

O atual presidente da OAB Tocantins, Walter Ohofugi, ocupa na chapa uma das vagas no Conselho Federal. “Quando nós nos comprometemos a gerir a OAB, fizemos os compromissos de campanha, nós prometemos que a OAB seria boa para a sociedade e boa para a advocacia. Para a advocacia, nós conseguimos estruturar toda a OAB, trouxemos avanços muito importantes e depois de três anos estamos muito mais capacitados para avançar mais. Temos uma casa em ordem. Também tivemos atuação decisiva em ações em prol da defesa dos direitos dos tocantinenses. Agora minha atuação no Conselho Federal vai se dar muito em cima do que eu aprendi nesses três anos, ouvindo as demandas principalmente da advocacia tocantinense”, afirmou.

Compõem ainda o Conselho Federal da Chapa OAB Proativa, os advogados Leticia Aparecida Santos Bittencourt, Ildete França de Araújo, e como suplentes Lívia Ferraz Tenório, Carlos Augusto de Souza Pinheiro e José Hilário Rodrigues. Na presidência da Caixa de Assistência dos Advogados está Márcio Augusto Monteiro Martins. As eleições da Seccional Tocantinense para o triênio 2019-2021 acontecem no dia 28 de novembro.

 

 

Fonte: Assessoria de imprensa

Sair da versão mobile