Ícone do site Gazeta do Cerrado

Com mais de 60 mil partos realizados, Hospital Dona Regina completa 19 anos nesta 5ª

Hospital e Maternidade DOna Regina - Foto: João Di Pietro

O Hospital e Maternidade Dona Regina está em festa nesta quinta-feira, 21, dia em que celebra dezenove anos de existência. A unidade foi inaugurada em 21 de junho de 1999, com 94 leitos e 195 funcionários. Hoje possui 1100 servidores e atende com 141 leitos.
Durante esse período, foram contabilizados mais de 60 mil partos realizados. Por ano, o Dona Regina realiza uma média de 40 mil atendimentos, são 2.100 atendimentos no Pronto Socorro a cada mês e uma média de 500 partos mensais.
A diretora geral da unidade, Débora Petry, destacou o papel importante e fundamental dos atendimentos da maternidade para todo o Estado. “Somos referência em maternidade no Tocantins, atendemos partos de alto risco e prematuros, somos referência também em UTI neonatal para todo o Estado, temos uma equipe esforçada e dedicada em melhorar isso cada vez mais. Não é apenas a quantidade e sim a qualidade desses números que nos importam. Queremos partos que atendam as boas práticas do Ministério da Saúde. Somos mil e cem trabalhadores para manter um hospital desse volume e prestamos assistência 24 horas por dia”, explicou.
O secretário de Estado da saúde, Renato Jayme, parabenizou toda a equipe de servidores e disse o quanto o trabalho de cada um deles é importante para o excelente funcionamento da maternidade. “Todo esse atendimento demanda trabalho em equipe, assistência especializada, não buscamos apenas indicadores de quantidade e sim de qualidade, buscamos assistência qualificada. Esse é um momento histórico e temos que comemorar. Aqui as pessoas são felizes porque celebram a vida” destacou.

(Foto: Nielcem Fernandes)

Avanços
Ao longo destes dezenove anos foram muitos avanços e conquistas, beneficiando diretamente cerca de 350 mil habitantes, já que o Dona Regina é referência em alta complexidade para atender partos em toda região de saúde centro sul do Estado.
Em 2002, foi inaugurado o Banco de Leite Humano e o hospital conquistou o título de Hospital Amigo da Criança. Em 2008 o hospital foi ampliado, em 2010 passou a oferecer as parturientes o direito de acompanhante de livre escolha em todas as estações de cuidado, recebeu a certificação do Método Canguru. Já em 2011 aderiu ao programa do Governo Federal Rede Cegonha, além de implantar o Serviço de Atenção Especializada às Pessoas em Situação de Violência Sexual (Savis)
Atualmente o Hospital e Maternidade Dona Regina oferece um atendimento integral à mulher e ao bebê, com 25 especialidades médicas, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, terapeuta ocupacional, odontólogos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.
Satisfação no atendimento
Marinete Aires de Sousa deu à luz a dois bebês no Dona Regina, nas duas gestações ela enfrentou complicações como diabetes gestacional, pressão alta e sangramento com facilidade, gravidezes classificadas como de alto risco. Segundo ela, a assistência especializada que recebeu durante a gestação e no parto foram de excelência.
“Eu agradeço demais toda equipe como um todo, não tenho o que reclamar, meu marido ficou comigo o tempo todo, a atenção tanto com acompanhante quanto com o paciente é maravilhosa. Sempre tenho essas complicações nas gravidezes, mas sei que posso confiar e me sinto segura” comenta.
Homenagens
Para celebrar a data muitos trabalhadores da maternidade foram homenageados, principalmente aqueles que ao longo destes anos contribuíram para que a unidade fosse reconhecida. Foram entregues certificados de agradecimento para alguns servidores que no ato representaram todos os trabalhadores do Hospital e Maternidade Dona Regina.
Sair da versão mobile