Ícone do site Gazeta do Cerrado

Com máscaras, maioria dos deputados comparece pessoalmente para votar decreto de calamidade

Deputados podem votar à distância nesta terça-feira, 24

Maju Cotrim

Na sessão extra desta terça-feira, 24, os deputados estaduais tem a opção de votar à distância o decreto de calamidade pública no Tocantins porém maioria deles já está na Casa de Leia pessoalmente. A sessão foi convocada pelo presidente Antonio Andrade.

Os deputados estão de máscaras e evitando o contato mais próximo entre eles. Apenas assessores de plenário vão acompanhar a votação.

Um ato da mesa diretora da Casa publicado no Diário Oficial da Assembleia regulamentou a votação remota.

O ato diz: “SDR consiste em solução tecnológica que viabilize a discussão e votação de matérias, a ser usado ex- clusivamente em situações de guerra, convulsão social, calami- dade pública, pandemia, emergência epidemiológica, colapso do sistema de transportes ou situações de força maior que impeçam ou inviabilizem a reunião presencial dos Deputados no edifício da Assembleia ou em outro local físico”.

Divulgação

O ato especifica ainda: “Para fins de validação em caso de análise de repúdio, é obrigação do parlamentar, no momento do voto, posicionar seu rosto em frente à câmara frontal do dispositivo”.

Na hora da sessão, os parlamentares no exercício do mandato receberão endereço eletrônico por meio do qual poderão conectar-se à sessão virtual de deliberação.

Cada sessão contará com tema único de pauta e terá duração máxima de até seis horas, prorrogáveis a juízo da Presidência, em função da urgência.

#SóNaGazeta
#CoronavírusNoTocantins
#AssembleiaLegislativaDoTocantins

Sair da versão mobile