Maju Cotrim
Em sessão lotada, com intérpretes e personagens que fazem o imaginário das crianças, a Comissão de Assuntos Sociais homenageou nesta terça-feira, 17, o cartunista Maurício de Sousa pelos personagens voltados para pessoas com deficiências. Eles inclusive estavam por lá fazendo a alegria das mais de 200 crianças presentes.
A sessão teve como objetivo reconhecer o valor da obra do cartunista voltada às pessoas com deficiência e foi uma parceria da Comissão e do segundo secretário da Casa, Eduardo Gomes. O senador Romário presidiu a sessão.
O primeiro a falar foi o senador Eduardo Gomes e fez um alerta para a valorização dos artistas que trabalham como Maurício de Sousa. “É uma homenagem justa e merecida a este brasileiro”, disse. O parlamentar afirmou ainda que Maurício de Souza é um “Walt Disney melhorado”.
“Quero cumprimentar de forma especial aquele que ensina tolerância através da arte.Vamos resistir e modificar para que continuemos a ter outros Maurícios de Sousa”, disse.
O senador Romário disse que o trabalho de Maurício de Sousa mostra de forma lúdica como lidar com o preconceito. Ele disse que há algumas ações do governo que é preciso lutar contra. “Você terá aqui em mim um grande guerreiro”, disse.
Maurício de Souza recebeu uma carta da mão de duas crianças. “Cresci no ambiente onde defender as diferenças sempre foi regra e com o tempo percebi que faltava as crianças com deficiência”, disse o homenageado emocionado. Os personagens Luca e Dorinha chegaram no meio da criançada. Além dos personagens Mônica e Cebolinha, estiveram no evento Luca (menino cadeirante inspirado nos atletas paralímpicos e fã de Herbert Vianna, vocalista do Paralamas do Sucesso que ficou paraplégico) e Dorinha (garota cega inspirada na educadora Dorina Nowill, criadora da Fundação Dorina Nowill para Cegos).
Ele anunciou ainda que trabalha em outros personagens.