Ícone do site Gazeta do Cerrado

Com município inadimplente, prefeito de São Félix aponta desmonte da coisa pública e dispara: “transição foi uma farsa”

Prefeito de São Félix do Tocantins, Carlão - Foto: Divulgação

Prefeito de São Félix do Tocantins, Carlão – Foto: Divulgação

Equipe Gazeta do Cerrado

Durante mais um #GazetaNaEstrada neste último final de semana, nossa equipe conversou com o prefeito de São Félix do Tocantins, Carlos Ribeiro, o Carlão (MDB) que desabafou sobre a difícil situação que foi encontrada a Prefeitura do município.

Segundo o prefeito, a gestão atual recebeu a folha de pagamento em aberto e até veículo da oficial não teria encontrado até o momento. “Recebemos a gestão com muita dificuldade, muitas dívidas, a folha de dezembro sem pagar. O INSS veio zerado, não havia o repasse. Os maquinários quebrados, nenhum veículo da saúde funcionando. Houve um verdadeiro desmonte da máquina pública. Salas sem computadores, falta de mobiliário. Tivemos que comprar equipamentos e outras cosas fiado para começarmos a trabalhar”, revela Carlão.

Ele ainda destaca que a transição de uma gestão para a outra foi uma farsa. “A transição foi um farsa para nós. De vez em quando nos deparamos com uma coisa. Prestação de contas não finalizada, pedido de devolução de recurso. Município está com mais de seis problema no CAUC, que é o cadastro que permite que o município contrate recursos com o Governo Federal. Está inadimplente”, afirmou à Gazeta.

Carlão conta que conseguiu pagar a folha de janeiro, mas ainda busca recurso para a pagar a folha passada. “Nós conseguimos economizar um dinheiro para pagar a folha de janeiro, e vamos conseguir a de dezembro ainda. Nós temos conta de luz atrasada, água. Estamos renegociando isso tudo. Pedimos paciência à população e estamos tentando organizar, a cidade vamos limpando devagarinho. A questão de tapa-buracos vamos começar essa semana. Vamos regularizando devagarinho. Acreditamos que daqui a alguns meses nós vamos dar a resposta que a sociedade espera de nós”, diz esperançoso.

Ao comentar sobre a mobilização e o papel da classe política na região do Jalapão, ele diz que a maioria da classe possui dívida com a região e citou a criação do consórcio de prefeitos da região como instrumento que visa aumentar essa visibilidade e busca por recursos. “Eles tem uma dívida com o Jalapão. É a região que divulga o turismo em rede nacional e internacional. E o consórcio hoje tem os oito municípios do Jalapão mais Pindorama, formando nove. E parece que a Bancada Federal se propôs a colocar recurso no consórcio. Já vamos nos sentar com o Governo do Estado para apresentar as demandas da região e também estaremos depois do dia 22 em Brasília visitando os parlamentares do Tocantins”, contou o prefeito com bastante expectativa.

O Jalapão tem recebido muitos recursos por parte de parlamentares como o senador Eduardo Gomes e o deputado Carlos Gaguim que destinaram emendas para centro de convenções e aeroporto, respectivamente. O governo estadual tem feito investimentos também na melhoria das estradas e pela construção do asfalto.

São Félix do Tocantins – Foto: Maju Cotrim

Vacinação

O prefeito ainda destaca que já utilizou todas as doses recebidas da vacina contra a Covid-19.

“Quanto a vacinação já realizamos as duas etapas. Recebemos primeiro 13 doses, depois 10 doses, e á vacinamos todos os profissionais da Saúde”. contou.

São Félix até agora, conforme a Secretaria Estadual de Saúde, (SES) contabilizou 97 casos positivos de Covid e nenhuma morte pela doença.

Sair da versão mobile