A Saúde foi a temática escolhida para dar início a uma série de lives que serão realizadas pelo pré-candidato a prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PSB), para a construção do Plano 40, que é o projeto para o futuro de Palmas que está sendo construído com a participação direta da sociedade palmense.
O debate foi realizado por Amastha com um corpo técnico de doutores renomados formado pelo ex-secretário da Educação de Palmas e do Tocantins, Danilo Melo, o ex-reitor da UFT, Márcio Silveira, os ex-presidente do Conselho de Economia do Tocantins, Francisco Viana, e o pesquisador e professor da UFT, Luiz Otávio.
Com o tema Saúde, Amastha abriu a live falando do importante passo dado esta semana pela Prefeitura de Palmas e pela UFT, para a construção do Hospital Universitário, que consolida a formação do grande Eixo de Saúde em Palmas, idealizado ainda em 2014, quando Amastha era prefeito e Márcio Silveira, reitor da UFT. Na época, Amastha foi um dos principais apoiadores do projeto desenvolvido pela UFT para a construção do Hospital Universitário de Palmas, trabalhando inclusive para a definição da área, que fica em frente do Hospital de Amor, próximo da rodoviária e de fácil acesso ao aeroporto, que consolidaria a formação do Eixo da Saúde de Palmas.
“É muito importante vermos esse projeto que começamos lá atrás, ser consolidado hoje, para tornar essa uma realidade para a população de Palmas”, lembrou Amastha.
Outro destaque apontado por Amastha e pelos técnicos é a construção do Hospital da Região Sul, que reforçará o atendimento dos moradores desta localidade, garantindo mais conforto e agilidade na busca por atendimento.
Amastha também falou que um dos projetos que serão retomados em Palmas é o Destino Saúde. “Começamos esse projeto Destino Saúde ainda quando estava na prefeitura, que é fazer de Palmas uma cidade com alta capacidade de atendimento à saúde, com a abertura de novos hospitais, públicos e particulares, clínicas nas mais diversas especialidades, com equipamentos de alta tecnologia em saúde, para atrair pessoas de diversos lugares do país em busca de tratamento em Palmas. A saúde é uma grande fonte de desenvolvimento. Palmas oferecendo uma saúde de excelência, como já fizemos, nós garantimos um atendimento de alto qualidade para quem mora em Palmas, assim como movimentamos a economia, com pacientes que vem de outros lugares do país em busca de tratamento. A saúde gera empregos qualificados e com bons salários, além de movimentar toda uma grande cadeia econômica de hotéis, restaurantes, movimentação de comércio, que faz com que toda a cidade ganhe”, observou Amastha.
O pré-candidato a prefeito de Palmas lembrou ainda que quando prefeito, de 2012 a 2018, entregou 19 Unidade de Saúde em Palmas, oferecendo uma saúde de excelência, com médicos e medicamentos gratuitos para a população. “Palmas precisa ter uma saúde de excelência, como fizemos quando estive na prefeitura. Isso a gente já mostrou que é possível e que a gente sabe fazer”, lembrou Amastha.