xBox – Foto – Pixabay/Divulgação
O armazenamento em nuvem é um recurso já muito utilizado para quem quer ter acesso aos seus arquivos de qualquer lugar ou que não quer ocupar espaço na memória dos seus dispositivos. Usamos essa ferramenta ao salvar arquivos nos chamados drives (Google Drive e One Drive, por exemplo) ou ao escrever textos diretamente no Google Docs.
Da mesma forma, esse recurso passou a ser usado na indústria de games, que vem disponibilizando jogos que podem ser acessados online por meio de streaming, sem a necessidade de comprar a mídia física nem fazer download.
Aproveitando esse mecanismo, o xBox lançou o seu Cloud Gaming em 2019, o disponibilizou para assinantes em 2021 e, desde então, vem conquistando vários usuários. Será que é o que faltava para que o xBox ocupe o espaço de console mais vendido no futuro?
Tendência dos jogos online e streaming
Os jogos online e por meio de streaming surgiram em torno de 2010, e hoje são uma tendência no mercado gamer. Alguns fatores contribuem para isso, como:
● qualidade cada vez melhor da conexão de internet;
● digitalização acelerada dos anos mais recentes;
● desejo por entretenimento como forma de relaxamento e escape do cotidiano apressado;
● possibilidade de poupar espaço de armazenamento próprio;
● necessidade que as pessoas têm de se conectar umas às outras, gerando um senso de comunidade.
Cassinos online despontam como jogos online
Por tudo isso, tem aumentado a oferta de games e e-sports online, sem a necessidade de download. Um exemplo são os melhores cassinos com blackjack online, poker, entre outros jogos. Os cassinos online têm virado uma febre no Brasil e possibilitado que milhares de pessoas joguem, se divirtam e ganhem prêmios mesmo no conforto de casa.
Outro exemplo são os streamings de games por empresas como Microsoft, NVidia e Amazon, que disponibilizam jogos em nuvem, na qual o usuário paga pelo acesso, que pode ser por meio de uma assinatura mensal.
Vantagens dos jogos online e streamings
Essa tendência gamer se populariza por apresentar várias vantagens aos usuários, como:
● economia de espaço de armazenamento no console ou computador;
● acesso rápido ao jogo e sem tempo de espera;
● dispensa que se tenha um dispositivo potente;
● liberdade de acesso de onde você estiver;
● possibilidade de usar dispositivos diferentes para acesso.
O que é o xBox Cloud Gaming
O xBox é uma referência no assunto, já que, recentemente, segundo o CEO da Microsoft, Satya Nadella, o seu cloud gaming atingiu a marca de vinte milhões de usuários registrados, um número sem precedentes entre os seus concorrentes.
O xBox Cloud Gaming consiste em uma nuvem que disponibiliza games por streaming. Isso quer dizer que essa tecnologia utiliza um servidor remoto que transmite de forma instantânea o jogo que o usuário escolheu e com alta qualidade gráfica, muito semelhante ao sistema da Netflix, mas voltado para games.
Para utilizar o xBox Cloud Gaming, é preciso ser assinante do xBox Game Pass, o serviço de assinatura da Microsoft que tem diferentes planos e valores, dando acesso a vários jogos de PC e xBox.
Sucesso do xBox Cloud Gaming
O curioso é que, enquanto o número de usuários do xBox Cloud Gaming só cresce, não se pode dizer o mesmo dos seus concorrentes. O Google decidiu encerrar sua nuvem de jogos, o Stadia, e tanto a Amazon com o Luna, e a Nvidia com o GeForce Now, não divulgam informações sobre o número de usuários no cloud gaming, o que não parece um sinal promissor.
A Microsoft vem tomando decisões inteligentes para atrair novos usuários à sua plataforma. No início deste ano, o xBox Cloud Gaming contava com cerca de 10 milhões de usuários, e menos de um ano depois essa quantidade dobrou, chegando a 20 milhões de pessoas. E o que pode ter levado a isso? Um ponto chave foi a parceria da Microsoft com a Epic Games para disponibilizar o game Fortnite de forma gratuita à plataforma.
Assim, novos usuários são atraídos pela possibilidade de aproveitar o jogo mesmo sem pagar nada, e ao vivenciarem a experiência que o streaming possibilita, podem acabar se interessando por outros jogos presentes na nuvem que demandam uma assinatura. Dessa maneira, mesmo entrando de forma gratuita, uma fatia desses novos usuários escolhe passar a pagar para ter acesso completo a todas as vantagens de um plano pago.
O desafio da companhia ainda está em tornar a plataforma ainda mais rentável, já que, durante esse mesmo período, foi divulgada uma queda de 3% na receita de conteúdo e de serviços.
Mas com tantos usuários aderindo à sua nuvem, a Microsoft tem a possibilidade de impulsionar cada vez mais a marca xBox e tirar proveito do fato de terem tomado a frente dos seus concorrentes nessa modalidade.