Ícone do site Gazeta do Cerrado

Com Palácio lotado de líderes, TO é o 1º a aderir ao Programa Aquilomba e marca virada histórica social; Wanderlei vira exemplo para outros governadores

Maju Cotrim

O Governo do Tocantins lançou o Programa Aquilomba Tocantins, nesta terça-feira, 26, no auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas. O Estado é o 1º do país a receber o programa.

O Palácio Araguaia ficou lotado de líderes quilombolas de todos os municípios.

O governador Wanderlei Barbosa, a secretária de Estado dos Povos Originários e Tradicionais do Tocantins (Sepot), Narubia Werreria, e o secretário nacional de Políticas para Quilombolas, Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, Povos de Terreiros e Ciganos (SQPT), Ronaldo Santos, participaram do lançamento do programa, que visa desenvolver ações para promover a igualdade de oportunidades e reconhecimento da diversidade cultural entre os quilombolas.

“Tocantins está no caminho certo”, avaliou o secretário nacional. “Temos um governador que governa para todos e os quilombolas estão na agenda do governador”, disse.

O representante do governo Lula reconheceu a abertura do governo do Tocantins para o lançamento do programa e disse que Wanderlei vira exemplo para os outros.

O governador reiterou seu apoio ás demandas quilombolas. “Nosso governo cuida das pessoas”, disse ao explicar que determinou que sua equipe esteja atenta ás necessidades dos quilombos.

“Sou a favor das cotas raciais”, declarou ainda Wanderlei em outro ponto do seu discurso.

“As comunidades precisam entender o seu poder e o seu tamanho”, disse o governador sobre os quilombolas.

O Subdefensor geral, Pedro Alexandre falou que o Tocantins vive uma “Virada histórica”.” Vejo uma porta aberta para as demandas quilombolas. O Palácio Araguaia hoje também é território quilombola” , afirmou.

A assinatura foi celebrada por vários movimentos e lideranças quilombolas de todo o Estado.

Sair da versão mobile