Mesmo com a pandemia do coronavírus, o índice de eleitores que dizem que irão votar com certeza nas eleições municipais em novembro varia de 69% a 87% nas capitais, mostra o Ibope.
Boa Vista tem o maior percentual de eleitores que garantem comparecer à votação em novembro. Já Salvador apresenta o menor índice. Os dados têm como base as primeiras pesquisas Ibope divulgadas nas 25 capitais do país – apenas em São Luís (MA) ainda não foi feito um levantamento após o registro oficial das candidaturas.
Conforme a Gazeta checou, o levantamento aponta Palmas como a segunda capital do país onde o maior percentual de entrevistados disse que que votar: 74%. Na mais jovem capital do país 22% disseram estar em dúvida
se vão comparecer ás urnas.
Pela primeira vez, será possível justificar o voto pelo celular, usando o aplicativo e-Título. O eleitor tem até 14 de janeiro, para ausência no 1º turno, e 28 de janeiro, no 2º turno.
Mais dados
Menos de 10% dos eleitores dizem que não vão votar de jeito nenhum em novembro. O maior percentual é do Rio de Janeiro e de Curitiba, onde 8% dizem que não irão às urnas.
Já em Boa Vista e Vitória, apenas 2% dizem que não comparecerão.
Faltando pouco menos de um mês para o primeiro turno – marcado para 15 de novembro –, o número de eleitores que se dizem em dúvida varia bastante entre as capitais. De 9%, em Boa Vista, a 24%, em Salvador.