Ícone do site Gazeta do Cerrado

Com quase 200 casos em 2023 no TO, Saúde alerta população sobre tuberculose e importância da vacina

Com quase 220 casos, Saúde alerta para tuberculose - Foto - Divulgação

Com quase 220 casos, Saúde alerta para tuberculose - Foto - Divulgação

Com objetivo de conscientização da população, a Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) alerta sobre os cuidados com a Tuberculose, doença que tem o Dia Nacional de celebrado em 17 de novembro. Tosse prolongada, seca ou com catarro há mais de três semanas são sintomas de adoecimento.

Contagiosa e infecciosa, a tuberculose é uma doença causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis. É transmitida pelo ar, quando a pessoa doente espirra, tosse ou fala. Geralmente afeta os pulmões, mas também pode prejudicar outros órgãos como os rins, bexiga, fígado, intestino e a pele. Os sintomas além da tosse podem ser febre, cansaço e perda de peso.

O enfermeiro da área Técnica da Tuberculose da SES-TO, Rhonner Marcílio Lopes Uchôa, afirmou que “é de suma importância que a população tenha essas informações para identificar os sinais e sintomas da tuberculose. Caso eles ocorram, deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima para que seja feito o diagnóstico e iniciar o tratamento. Ele é gratuito e fornecido totalmente pelo Sistema Único de Saúde, disponibilizado em todas as Unidades Básicas de Saúde, podendo durar de 6 meses a 1 ano”.

Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), obtidos com acesso em 16/11/2023, 196 é o número de casos de tuberculose no Tocantins em 2023.  Dessas 196 pessoas, sete são por reincidência, que por abandono do tratamento precisaram reiniciar.

Prevenção

A vacina BCG é a principal forma de prevenção da doença, é administrada em crianças de até 5 anos de idade, é gratuita, pelo SUS. É recomendado manter os ambientes ventilados e com luz solar, se alimentar bem e praticar atividades físicas. Caso infectado é necessário fazer o tratamento e usar máscara para evitar a proliferação.

Fonte – Ascom SES-TO

Sair da versão mobile