Ícone do site Gazeta do Cerrado

Com restrições e romeiros de todos os cantos, maior festejo religioso do Tocantins começa nesta 6ª

A romaria do Senhor do Bonfim voltará a ser realizada neste ano com algumas adaptações. Os visitantes poderão entrar no santuário, mas não será permitido nenhum acampamento de romeiros. A programação será realizada entre os dias 6 e 16 de agosto.

No ano passado, após o cancelamento da programação presencial, as missas foram transmitidas pelas redes sociais e rádios do estado.

Neste ano, como a pandemia ainda não acabou, a programação seguirá com transmissão online, mas também permitindo a presença dos fiéis no santuário. Apenas os restaurantes vão funcionar no povoado.

Não haverá venda de bebidas alcóolicas e os romeiros não poderão ficar acampados em barracas. “O uso da máscara é indispensável e ninguém poderá entrar no santuário sem máscara. Nós teremos álcool em gel para os romeiros que forem”, disse o padre Leomar Sousa.

O acesso à imagem do Senhor do Bonfim, dentro da igreja, também passou por adequações. “Está permitido, nós colocamos marcações no chão para o distanciamento de um romeiro para outro. Nos degraus da rampa que dá acesso à imagem do Senhor do Bonfim nós colocamos uma pia com água e sabão.”

A Romaria do Senhor do Bonfim é a maior peregrinação religiosa do Tocantins. Na última edição, antes da pandemia, mais de meio milhão de pessoas foram agradecer ao santo. Uma tradição que atrai romeiros de todo o país para agradecer e pedir a intercessão por algum milagre.

Policiamento estratégico

Considerando as festividades religiosas da Romaria do Senhor do Bonfim/2021 que acontecem anualmente no mês de agosto nas cidades de Tabocão, Araguacema e Natividade, reunindo devotos de várias partes do Estado, a Polícia Militar do Tocantins, desenvolverá, a partir do dia 6 de agosto, a operação Romaria do Senhor Bonfim/2021, com a finalidade de inibir e coibir crimes, atos infracionais e práticas de desrespeito às normas e decretos de restrições em virtude da pandemia da covid-19.

A romaria é uma das grandes manifestações culturais do Estado e todos os anos concentra milhares de pessoas. Este ano devido à pandemia da COVID-19, decretos municipais e estaduais preconizam que aglomerações sejam evitadas.

No município de Araguacema, o decreto será reeditado, determinando medidas de prevenção no povoado Senhor do Bonfim e a tradicional romaria será cancelada, assim como a entrada de romeiros oriundos de outros municípios, estará proibida.

Dentre as ações desenvolvidas, a Polícia Militar realiza policiamento de caráter preventivo, ostensivo, educativo e/ou repressivo, a fim garantir a segurança dos devotos e frequentadores das festividades religiosas da Romaria do Senhor do Bonfim, bem como evitar possíveis aglomerações de pessoas que estejam em total desrespeito às normas/decretos restritivos.

A operação será desencadeada na cidade de Tabocão, localidade com público estimado de 2 mil pessoas/dia, entre 6 a 15 de agosto. Em Araguacema, apesar de não possuir evento oficial, do dia 6 a 17 e em Natividade, com previsão de público de 10 mil pessoas/dia, do dia 6 a 17 de agosto.

Todo efetivo apto e disponível do 7º Batalhão de Polícia Militar (BPM), 8º BPM e 2ª Companhia Independente da PM, com apoio operacional Batalhão de Polícia de CHOQUE (BPCHOQUE), Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e Divisas (BPMRED) estará empenhado nesta operação.

Crédito das fotos: Gazeta do Cerrado

Sair da versão mobile