Ícone do site Gazeta do Cerrado

Com risco de esvaziamentos, clima interno nos partidos promete esquentar e começa corrida por filiações

Partidos políticos - Foto: Internet

Maju Cotrim

As agendas partidárias devem se intensificar no segundo semestre. A busca por nomes para filiação já começou e líderes são disputados para começarem a planejar candidaturas. Em outras legendas há perspectivas de esvaziamento em razão de insatisfação com os líderes.

O PL saiu na frente e já vem captando vários nomes como Tiburcio Tolentino e Pastor Claudemir na capital. O MDB anunciou a filiação do ex senador Ataídes possivelmente para tentativa de construção de candidatura.

O PP de Vicentinho Junior também conseguiu filiação de um grupo de prefeitos mês passado. O todo poderoso Republicanos do governador Wanderlei Barbosa deve surpreender com novas filiações estratégicas nos próximos meses.

Filiados X influência

O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) é o partido com o maior número de filiados no Tocantins: 31.084.

Em seguida vem o  União Brasil (UB), que conta com 18.898 membros, o PP tem 17.973 mil progressistas e o Partido dos Trabalhadores (PT) vem em seguida com 17.973 filiados.

Os números mostram ainda: Partido da Social Democracia Brasileira (15.466), Partido Liberal (11.493) e Partido Trabalhista Brasileiro (10.899). O Republicanos do governador Wanderlei Barbosa tem 5.931 filiados

seguido pelo Partido Social Democrático (8.106), o Partido Socialista Brasileiro (7.832), o Partido Democrático Trabalhista (7.275), o Partido Verde (6.962), entre outros.

Sair da versão mobile