Ícone do site Gazeta do Cerrado

Com Tocantins em 2º no ranking nacional de alta da Covid, autoridades e população comemoram decisão da Anvisa

Tocantins em 2º lugar na alta de Covid - Foto: Reprodução

Tocantins em 2º lugar na alta de Covid – Foto: Reprodução

Equipe Gazeta do Cerrado

Políticos e autoridades comemoraram a decisão tomada nesse domingo, 17, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que liberou o uso emergencial no país de duas vacinas contra a Covid-19: a CoronaVac e a de Oxford.

Com alta de 144%, o Tocantins é o segundo do país com maior alta de infectados e mortes pelo vírus conforme os dados deste domingo, 17.

Logo após a decisão da Anvisa, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciou que o governo começa nesta segunda (18), às 7h, a distribuição de vacinas contra a Covid-19 para todos os estados. Ele também previu o início da campanha para quarta-feira, às 10h.

Publicidade

Nas redes sociais e grupos de WhatsApp vários tocantinenses comentaram e comemoraram. Alguns memes também chegaram a ser compartilhados sobre o assunto.

“Vitória da ciência e do povo brasileiro”, disse uma internauta da capital.

“Enfim a tão esperada vacina. Ufa”, comentou outro tocantinense. Muitas críticas também em razão da demora comparado a outros países.

A população está ansiosa agora pelos detalhes da vacinação em cada país.

Autoridades

O governador Mauro Carlesse afirmou na página numa rede social: “Amanhã estarei em São Paulo para receber vacinas contra a Covid-19 destinadas ao Tocantins. O Estado foi um dos primeiros entes federativos a apresentar o Plano Estadual de Imunização, além de participar efetivamente da construção do Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19. O nosso compromisso é estar preparado para vacinar o tocantinense. Para isso, temos um estoque de seringas com agulhas necessárias e a logística definida para agilizar a entrega das doses aos 139 municípios”, disse.

A prefeita de Palmas, Cínthia Ribeiro também comentou o assunto nas suas redes. “Um domingo diferente ! No Brasil, começamos a enxergar esperança, um caminho, um futuro … É exatamente em momentos como este, que as pessoas mais precisam do poder público. O ano da vacina contra #COVID19. Viva a ciência”, disse.

Ela complementou ainda: “Emoção ao ver a primeira no Brasil a ser vacinada contra #COVID19 Ela é mulher, negra, 54 anos, enfermeira e trabalha na UTI do Instituto Emílio Ribas em SP. Linha de frente desde o início da pandemia, merece nosso reconhecimento”, pontuou.

Sair da versão mobile