Maria José Cotrim
Candidatos que buscam a reeleição tem a favor ainda a estrutura do mandato mesmo que muitos digam que diferenciam as horas das sessões das de campanha. O envolvimento de uma com a outra é natural.
Para estadual algumas megacampanhas estão em evidências como a de Eduardo Siqueira Campos, por exemplo, que contabiliza mais de 100 vereadores o apoiando e dezenas de prefeitos além da presidente da Assembleia, Luana Ribeiro que tem também ampla base de apoiadores. Também visando garantir a reeleição com uma campanha forte estão tantos outros deputados como Olintho Neto ( com bases em municípios estratégicos) , Valderez Castelo Branco ( mais votada em Araguaína em 2014 e com expansão da campanha em Palmas), Ricardo Ayres e Solange Duailibe, todos também com muitos apoios firmados em dezenas de municípios. Eduardo do Dertins, recordista de mandatos, e outros atuais parlamentares também não ficam atrás.
Nos bastidores já chegam a cogitar nomes de quem será o mais votado, posto ocupado em 2014 pelo deputado Eduardo Siqueira Campos com 28.841 votos.
Na Câmara Federal a disputa também não fica atrás. Em 2014, Dulce Miranda teve votação recorde e ampliou a base, além disso Dorinha Rezende (com apoios expressivos de prefeitos e também da base da UFT), Lázaro Botelho ( que pela primeira vez montou estrutura em Palmas ), Josi Nunes e Vicentinho Júnior também não ficam atrás nas mobilizações de bases e apoios para garantirem mais um mandato.
Os candidatos estão na chamada campanha “sola de sapato” com várias reuniões por dia em cidades distintas e renovando os compromissos com as bases.