Ícone do site Gazeta do Cerrado

Com várias “megacampanhas”, o páreo é duro na busca pela reeleição

Eduardo Siqueira e Dulce Miranda foram os mais votados para estadual e federal em 2014

Maria José Cotrim

Quem pensa que ter e manter um mandato é fácil está enganado. A disputa esse ano pela reeleição chama atenção pela ampla base que vários deputados tanto estaduais quanto federais apresentam. Seja pelas emendas destinadas pelos municípios ou pelos apoios que foram concedidos nas eleições municipais de 2016, o fato é que tem deputado que chega a ter apoio de dezenas de prefeitos na busca pela reeleição.

Candidatos que buscam a reeleição tem a favor ainda a estrutura do mandato mesmo que muitos digam que diferenciam as horas das sessões das de campanha. O envolvimento de uma com a outra é natural.

Para estadual algumas megacampanhas estão em evidências como a de Eduardo Siqueira Campos, por exemplo, que contabiliza mais de 100 vereadores o apoiando e dezenas de prefeitos além da presidente da Assembleia, Luana Ribeiro que tem também ampla base de apoiadores. Também visando garantir a reeleição com uma campanha forte estão tantos outros deputados como Olintho Neto ( com bases em municípios estratégicos) , Valderez Castelo Branco ( mais votada em Araguaína em 2014 e com expansão da campanha em Palmas), Ricardo Ayres e Solange Duailibe, todos também com muitos apoios firmados em dezenas de municípios. Eduardo do Dertins, recordista de mandatos, e outros atuais parlamentares também não ficam atrás.

Nos bastidores já chegam a cogitar nomes de quem será o mais votado, posto ocupado em 2014 pelo deputado Eduardo Siqueira Campos com 28.841 votos.

Na Câmara Federal a disputa também não fica atrás. Em 2014, Dulce Miranda teve votação recorde e ampliou a base, além disso Dorinha Rezende (com apoios expressivos de prefeitos e também da base da UFT), Lázaro Botelho ( que pela primeira vez montou estrutura em Palmas ), Josi Nunes e Vicentinho Júnior também não ficam atrás nas mobilizações de bases e apoios para garantirem mais um mandato.

Os candidatos estão na chamada campanha “sola de sapato” com várias reuniões por dia em cidades distintas e renovando os compromissos com as bases.

Sair da versão mobile