Ícone do site Gazeta do Cerrado

Comandante explica mortes durante troca de tiros e diz que em confronto prioridade é salvar policiais e sociedade

O Comandante da Polícia Militar, Coronel Glauber Santos afirmou em entrevista à Gazeta do Cerrado nesta quarta-feira, 1, que a polícia agiu corretamente durante Operação que deixou seis mortos na noite de ontem em Palmas.

Ele explica que foram duas ocorrências e em uma delas foram cinco mortos em troca de tiros. Nenhum policial ficou ferido.

Imagens feitas por populares mostram os corpos dos mortos sendo levados numa caminhonete da PM. O Comandante confirmou o fato e disse que a intenção era agilizar o translado na possibilidade de algum deles ainda estar vivo. “Era a única alternativa”, disse.

Segundo o Comandante, em caso de confronto a prioridade é salvar os policiais. “Nossa Polícia esta cada dia mais de especializando na defesa ao cidadão. Uma vez que houve a injusta agressão contra o policial nós respondemos de acordo com o nível de agressão. InfelIzmente durante o confronto eles vieram à óbito. Entre o bandido e o policial nós vamos preservar a vida do policial e da sociedade”, disse.

Confira o vídeo da entrevista com o Comandante e os detalhes da alegação do Comandante: aqui

Veja nota da PM sobre o fato:

NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE OPERAÇÕES DA PM NESTA TERÇA-FEIRA, 31.

A Polícia Militar informa que, conforme relato dos policiais militares que registraram a ocorrência resultante no confronto entre a PM e os demais envolvidos, na noite desta terça-feira (31), a viatura de área foi informada por populares que os ocupantes de um veículo Fox, cor preta, estavam efetuando disparos de arma de fogo em direção a outro veículo.

Ao realizar patrulhamento para verificar as informações, os policiais militares localizara a vítima (homem, idade não informada) alvejada dentro do referido veículo. Testemunhas no local confirmaram as características do veículo Fox, cujos ocupantes seriam os responsáveis pelo crime.

Simultaneamente, o SIOP transmitiu as informações à rede de rádio e designou a equipe da Força Tática do 1º Batalhão para acompanhar o fato. Na altura da Quadra 103 Sul, Avenida NS 01, a equipe deparou com o veículo suspeito transitando em alta velocidade.

A PM iniciou o acompanhamento com o objetivo de proceder a abordagem, sendo que o motorista do veículo passou a praticar manobras perigosas, inclusive, circulando na contramão da via, chegando a se distanciar da viatura.

Quando os policiais militares conseguiram de reaproximar, os ocupantes do veículo realizaram disparos de arma de fogo em direção aos militares e evadiram. A PM continuou o acompanhamento.

Momentos depois, a viatura da Força Tática localizou novamente o veículo suspeito e seus ocupantes mais uma vez efetuaram disparos contra os militares. Para cessar a agressão violenta, os policiais efetuaram disparos, sendo que três dos ocupantes desceram do veículo ainda atirando, sendo necessário novamente fazer uso do meio proporcional para legítima defesa.

Quando finalmente conseguiram conter a injusta agressão, os policiais militares constataram que os cinco autores estavam feridos. O SAMU e o Corpo de Bombeiros foram acionados, porém devido à situação dos autores, os próprios policiais prestaram socorro, conduzindo-os até o HGP. Contudo, todos os envolvidos foram a óbito. O local foi isolado e o Delegado de Polícia e Perícia foram acionados. Foram recolhidas duas pistolas 9 milímetros e um revólver calibre 38, bem como as cápsulas utilizadas pelos autores. Todo o material foi apresentado na Delegacia.

Três dos cinco autores foram identificados, sendo que dois destes possuem passagem pela polícia. Um deles suspeito de estar envolvido na morte de um sargento da PM no Estado do Maranhão. As informações preliminares, não confirmadas, apontam que os autores são integrantes do Comando Vermelho.

Ainda na mesma noite, equipes da ROTAM e 6º Batalhão  depararam com um veículo GOL prata, o qual era suspeito de cometer vários roubos na Capital nos últimos dias. Os militares tentaram realizar a abordagem, porém foram recebidos a tiros, sendo necessário o uso da arma de fogo por parte dos policiais para cessar a agressão. Havia dois ocupantes no veículo, sendo que um foi alvejado e outro conseguiu fugir para uma área de matagal. O ferido foi conduzido à UPA Sul, mas não resistiu e veio a óbito. Com o indivíduo foram encontrados entorpecentes e um revólver calibre 38.

Sair da versão mobile