Ícone do site Gazeta do Cerrado

Comando anuncia nova data das provas do concurso da PM: Tire todas as dúvidas aqui!

Divulgação

Lucas Eurilio

A pandemia, o alto número de infectados e alto índice de ocupação nos leitos hospitalares, o concurso da Polícia Militar do Tocantins (PM) foi adiado para o próximo dia 4 de abril deste. Então os concurseiros terão que aguardar – para a própria segurança – um pouco mais.

Mais de 45 mil candidatos se inscreveram para participar das provas que aconteceriam no próximo dia 14 deste mês.

Conforme o comandante-geral da PM, Coronel Silva Neto, a decisão foi tomada para que a saúde de todos sejam preservadas.

“Por determinação do Governador estamos aqui para esclarecer sobre o concurso da PM. Sabemos que o Brasil e o Tocantins estão passando por momentos difíceis. Pensando nisso, a Comissão e o Comando decidimos por adiar as provas. Junto com o secretário vamos monitorar a situação do avanço da covid e tomamos a medida para preservar a saúde dos candidatos, dos aplicadores e de todos os envolvidos no certame”, disse.

O coronel disse também que a decisão foi tomada após conversa com a Prefeitura, TCE, MPTO e TJ-TO.

“Ontem convidamos a prefeita, levamos a iniciativa de suspender o concurso do dia 14 de março para o dia 4 de abril. Vale salientar que Palmas temos a maior estrutura para a realização do concurso, então levamos em consideração a descentralização das provas para prevenir. O Covid não vai embora tão cedo, precisamos aprender a viver com segurança. Todos os meios necessários que venha a proteger o candidato, os organizadores, vamos implementar”.

No dia 24 de março os locais e horários de provas serão publicados no Diário Oficial do Tocantins.

As inscrições serão prorrogadas?

NÃO! Conforme Silva Neto disse durante uma coletiva de imprensa, nesta quarta-feira, não há como prorrogar as inscrições.

“A prova já estava em andamento, então, não vai haver prorrogação. Vamos dar continuidade ao certame”, afirmou.

Sobre a devolução da taxa de inscrição do concurso anulado por conta de fraudes.

“Uma Portaria será publicada em breve prorrogando o prazo par que os inscritos possam pedir a devolução. O prazo para pedir o dinheiro foi estendido por conta da baixa procura dos candidatos em fazer a solicitação”.  

Secretário de saúde fala sobre Covid no TO

Além de outras autoridades o secretário estadual de Saúde, Edgar Tollini, também participou da coletiva que aconteceu de forma remota, através do canal do Governo do Tocantins no YouTube.

O secretário disse que as medidas foram todas tomadas após discussão com os setores envolvidos.

“A medida foi tomada com discussão. Essa prova marcada para o dia 14 estaríamos correndo o risco do aumento de casos. Nessa hora, temos a absoluta consciência que essa medida foi tomada para que seja assegurada a saúde dos candidatos do Tocantins e do outros estados que vão participar das provas”

Mesmo com cerca de 90% dos infectados já recuperados no Tocantins, o secretário mostrou preocupação e disse que é necessário que a população siga todas as medidas de segurança e fique em isolamento.

“Ainda temos quase 12 mil casos ativos e infelizmente 1557 óbitos. Estamos com mais de 90% de recuperados, mas é fato que o aumento está vindo – casos, internações – É necessário o compromisso da população com as normas. uso de álcool em gel, evitar aglomerações, usar máscara. Temos sempre reiterado isso”. ressaltou.

 

Sair da versão mobile