Ícone do site Gazeta do Cerrado

Comitê de Bacias reúne mulheres para discutir o empoderamento na gestão das águas

Mulheres dos escritórios regionais do Naturatins – Foto – Marcelo di Paula/Governo do Tocantins

O encontro Mulheres das Águas – Plantando Águas, que é dedicado ao empoderamento da mulher na gestão dos recursos hídricos, reuniu nesta terça-feira, 29, mais de 300 participantes na abertura da programação. O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) marcou presença através das participações do vice-presidente, Pedro Tolentino, e da técnica Waléria Figueiredo.

Na oportunidade também estiveram presentes as mulheres que fazem parte da instituição nas cidades que compõe a bacia hidrográfica do Rio Manuel Alves, que são os municípios de Natividade, Chapada da Natividade, Pindorama, Santa Rosa do Tocantins, são Valério da Natividade, Conceição do Tocantins, Taipas do Tocantins, Dianópolis, Rio da Conceição, Porto Alegre do Tocantins e Almas.

O evento, que aconteceu no auditório do Colégio Agropecuário de Natividade, com apoio de instituições e empresas legalizadas da Bacia, foi realizado pelo Comitê de Bacia Hidrográfica Manuel Alves e Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

Secretária da Semarh, Miyuki Hyashida, fez a abertura do evento – Foto – Marcelo di Paula/Governo do Tocantins

A programação se estende até esta quarta-feira, 30, contando ainda com palestras sobre alternativas para o reuso de água na Aquaponia, empoderamento feminino, rodas de conversa, dinâmicas de grupo e visita técnica ao viveiro de mudas do Centro de Recuperação de Áreas Degradadas (CRAD) de Natividade, instalado no Colégio Agropecuário do município para plantio de sementes, onde hoje são produzidas de 200 a 300 mil mudas de espécies do bioma Cerrado.

Após o pronunciamento dos representantes das instituições envolvidas no encontro Mulheres das Águas, foram entregues lembranças simbólicas às mulheres que tiveram destaque nos trabalhos relacionados aos comitês e, em seguida, todos puderam prestigiar a apresentação de um grupo de Sussa do Município Porto Alegre do Tocantins, dança tradicional e uma das mais antigas riquezas culturais do Tocantins.

Fonte – Ascom Naturatins

Sair da versão mobile