Ícone do site Gazeta do Cerrado

Como fazer 4 tipos de maioneses idênticas àquelas de botecos famosos

(Divulgação)

Maionese é um dos molhos que mais agradam o paladar brasileiro. E se ela tiver um toque caseiro e temperos especiais, melhor ainda.

Diversos bares contam com maioneses próprias para acompanhar suas mais variadas porções. O HuffPost Brasil teve acesso às receitas de quatro bares badalos em São Paulo: Vila Seu Justino, Pracinha do Seu Justino, High Line Bar e Oh Freguês.

Se você é daquelas pessoas que frequentam bares só pensando no que comer, estas receitas são para você. Veja abaixo como fazer maioneses maravilhosas:

Maiô da casa do bar Oh Freguês (da chef Cintia Fernandes)

DIVULGAÇÃO

Ingredientes:

Modo de preparo: no liquidificador, bata o ovo, a mostarda, o alho e as folhas de salsinha até tomar textura de creme. Coloque aos poucos o azeite em fio batendo na velocidade máxima. Em seguida, colocar aos poucos o óleo em fio (de preferência gelado) até se transformar em um creme espesso. Tempere com sal a gosto.

Publicidade

Maionese de Páprica Picante do Pracinha do Seu Justino (chef Gabriel Oliveira)

Ingredientes:

Modo de preparo: na batedeira, adicionar a gema, suco do limão, mostarda Dijon, sal e o alho espremido e bater em velocidade média. À parte, diluir a páprica na água gelada. Adicionar o óleo de girassol em fios, aos poucos, na batedeira dando consistência a maionese, sempre mesclando com a água gelada com páprica em fios até o final. Conservar sobre refrigeração, a validade é de dois dias.

Maionese da casa do Vila Seu Justino

DIVULGAÇÃO

Ingredientes:

Modo de preparo: numa batedeira em velocidade média adicionar gema pasteurizada, mostarda Dijon, suco do limão, sal, Pimenta do Reino, cebolinha picada e bater. Aos poucos ir adicionando na batedeira o óleo de Girassol em fios, até dar consistência de maionese, mesclando sempre com a água gelada até o final. Conservar sobre refrigeração (validade de 2 dias).

Maionese tinta de lula do High Line Bar

Ingredientes:

Modo de preparo: no liquidificador, bata o ovo, a mostarda e o alho até tomar textura de creme. Coloque aos poucos o azeite em fio batendo na velocidade máxima. Em seguida, colocar aos poucos o óleo em fio (de preferência gelado) até se transformar em um creme espesso. Tempere com sal a gosto.

Em um recipiente, misturar a tinta de lula com a ajuda de um fouet (batedor de arame).

Por Luiza Belloni, do Huffpost Brasil

Sair da versão mobile