Ícone do site Gazeta do Cerrado

Comunidades quilombolas são ouvidas sobre audiências públicas da concessão do Jalapão

Reuniões fazem parte de mais uma das etapas de discussão do projeto pelo Governo do Tocantins - Foto: Adetuc/Governo do Tocantins

Ampliar o diálogo com as comunidades quilombolas, ouvi-las e esclarecer as dúvidas sobre o processo de participação nas audiências públicas referente à concessão de serviços de turismo nas áreas pertencentes ao Parque Estadual do Jalapão. Este tem sido o objetivo do Governo do Tocantins e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)  durante as reuniões realizadas nas comunidades quilombolas do Jalapão.

A ação, que compõe as etapas das reuniões de esclarecimento que antecederão as audiências públicas, foi realizada, nessa quinta-feira, 16, nas comunidades Barra da Aroeira e Boa Esperança, por meio de técnicos da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa do Tocantins (Adetuc) e BNDES. As reuniões fazem parte de mais uma das etapas de discussão do projeto, o Governo do Tocantins já realizou coletiva de imprensa, encontro com os prefeitos da região do Jalapão e uma audiência pública na Assembleia Legislativa.Ao ouvir o detalhamento da proposta sobre a concessão, o morador da comunidade Boa Esperança Antonio Rodrigues da Silva afirma que os esclarecimentos sanaram as dúvidas da comunidade, que está localizada no município de Mateiros. “Me tirou uma dúvida, abriu a nossa mente. Fiquei feliz, fiquei informado e terei todo o prazer de informar aos outros que não estiveram aqui”, destacou.

O presidente da Associação Boa Esperança, Adão Ribeiro da Cunha, parabenizou a ação do Governo do Tocantins ao dar transparência ao processo e ouvir as comunidades. “Um recado com clareza à nossa comunidade que estava com ‘a cabeça a mil por hora’, mas hoje nós dormimos tranquilos e transmitindo a mensagem às outras comunidades”, declarou.

A superintendente de Operações Turísticas e Projetos Estratégicos, Maria Antônia Valadares, frisou que o diálogo com a comunidade tem sido uma das principais metas do Governo do Estado e que as reuniões realizadas no momento tem como foco ouvir as comunidades e esclarecer a necessidade da participação nas audiências públicas que irão pautar a temática. “Para nós do Governo do Tocantins, a transparência exige não somente informação disponível, mas também informação compreensível a todas as pessoas. Essa troca com as comunidades é de extrema importância, para que eles tomem conhecimento de todos os trâmites desse processo e possam participar ativamente das etapas, sendo ouvidos e pautando as suas necessidades dentro do processo de concessão”, ressaltou ao mencionar a preocupação do governador Mauro Carlesse para que todos sejam ouvidos.

Sair da versão mobile