Ícone do site Gazeta do Cerrado

Comunidades tradicionais do Estado serão mapeadas pelo sistema de Assistência Social

Segundo os dados do CadÚnico, 133 municípios do Estado têm comunidades tradicionais ou específicas

Segundo os dados do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), dos 139 municípios tocantinenses, 133 possuem comunidades tradicionais ou específicas. Visando conhecer e garantir uma prestação de serviços sociais a comunidades tradicionais e específicas do Tocantins, a Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas) convidou outras secretarias de Estado e a Fundação Nacional do Índio (Funai) para uma reunião na manhã desta quarta-feira, 8.

O encontro possibilitou conhecer os trabalhos desenvolvidos e juntar esforços para elaboração de um instrumental que auxilie a conhecer melhor as demandas desta população. A previsão é que um mapeamento das comunidades comece a ser realizado a partir de outubro deste ano.

Para a assessora especial da Gestão do Sistema Único de Assistência Social, Whátila Mota, a reunião mostrou que trabalhar em conjunto era o anseio de todos os presentes. “Quando a saúde indígena vai realizar um atendimento em uma comunidade, por exemplo, percebe que há muitas outras necessidades. Trabalhar em conjunto é atender de fato a população com o que ela precisa”, comentou.

A possibilidade de agregar ações sociais às ações de cultura foi o que destacou a superintendente de cultura, Noraney Castro. “Estamos desenvolvendo um trabalho nos municípios sobre as festas tradicionais e percebemos que podemos agregar a este trabalho ações de cunho social. Assim podemos fazer acontecer as políticas publicas das comunidades tradicionais e especificas”, afirmou.

Participaram da Reunião Setas, Funai, Secretaria da Saúde e Secretaria da Educação e Cultura. Uma nova reunião foi marcada para o dia 24 de agosto, na Setas.

Setas se reúne com outras secretarias de Estado e Funai para juntar esforços para atendimento integral a comunidades tradicionais e específicas

Comunidade Tradicionais e Específicas

Atualmente, o Cadastro Único identifica 16 grupos populacionais com características socioculturais ou em situações específicas de vida. Sendo eles: indígenas, Quilombolas, Resgatados do trabalho análogo ao de escravo, Ciganos, extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos, agricultores familiares, dentre outros.

Fonte: Secretaria de Trabalho e da Assistência Social

Sair da versão mobile