Ícone do site Gazeta do Cerrado

Concessionária de energia faz monitoramento em tempo real de áreas afetadas pelas cheias no TO

Foto – Energisa

O final de ano no Tocantins vem sendo marcado por temporais com alta incidência de raios e ventos fortes, que podem arrastar árvores e grandes objetos para a rede elétrica, rompendo os fios de energia e quebrando postes. Em 2021, foram registradas mais de 3,4 milhões de descargas atmosféricas no estado. Além disso, alguns municípios enfrentam situação crítica em relação ao aumento dos níveis dos rios.

Neste ano, a Energisa reforçou o contingente operacional e a frota para atuação em áreas de rios e alagados. Foram adquiridas lanchas voadeiras para minimizar o tempo de atendimento e dificuldade de acesso aos clientes. A empresa realiza o monitoramento em tempo real e está em contato constante com a Defesa Civil das regiões mais afetadas.

Nos municípios de Miracema, Tocantínia e Tupiratins, por exemplo, o fornecimento de energia precisou ser desativado em alguns pontos isolados, próximos aos rios, que foram ou poderiam ser alagados. A medida de segurança é para evitar acidentes com a rede elétrica. Caso a população identifique outros locais em que o nível dos rios esteja subindo, deve manter distância da rede elétrica e comunicar imediatamente a Energisa.

Foto – Energisa

Publicidade

“A Energisa investe para termos equipamentos, veículos e ferramentais de última geração e profissionais extremamente capacitados para enfrentarem os desafios geográficos ou impostos pelo clima ou situações de emergência. Em tempo real, monitoramos a rede elétrica e a previsão do tempo em 100% do estado para conseguirmos atuar de forma rápida e segura, e sempre estamos em cooperação com os órgãos de segurança, como a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros”, afirma o gerente de Operação da Energisa, Alberto Cunha.

Fonte – Ascom Energisa

Sair da versão mobile