Texto: Ascom Cidadania e Justiça/Governo do Tocantins
Com o objetivo de elaborar e coordenar políticas públicas de promoção da igualdade racial, foi realizada nesta terça-feira, 19, a reunião temática da quarta Conferência Regional de Igualdade Racial, no município de Gurupi, com o tema “O Brasil na Década dos Afrodescendentes: Reconhecimento, Justiça, Desenvolvimento e Igualdade de Direitos”. O evento, promovido pelo Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Cepir), em parceria com a Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju) e Prefeitura de Gurupi, reuniu representantes governamentais e da sociedade civil organizada.
Para a diretora de Direitos Humanos da Seciju, Suamí Freitas, “embora haja diversos debates sobre esse assunto, ainda paira na sociedade a discriminação, o desrespeito, por isso precisamos lutar pela igualdade de direitos e levar ao conhecimento de todos os seus direitos e a promoção da igualdade racial”, destacou.
Já o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, disse esse espaço é importante para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. “Os afrodescendentes ainda sofrem muito no Brasil e nós devemos mudar essa realidade, valorizando as pessoas pela sua capacidade e competência em fazer as coisas da melhor maneira possível e não pela sua cor”, afirmou.
A elaboração das propostas aprovadas na reunião foi pensada de acordo com os quatro eixos temáticos da Conferência, na perspectiva do enfretamento ao racismo institucional. São eles: Do Reconhecimento dos Afrodescendentes; Da Garantia de Justiça aos Afrodescendentes; Do Desenvolvimento dos Afrodescendentes; e Discriminação Múltipla ou Agravada dos Afrodescendentes.
A presidente do Cepir, Regiane Fernandes, reiterou a importância da criação do Conselho. “A criação do Cepir é uma conquista que está possibilitando o fortalecimento dos conselhos municipais e da construção das políticas públicas, com mais conferências e debates”, completou.
Participaram da conferência representantes, tanto governamentais como membros de associações e conselhos dos municípios de Araguaçu, Aliança do Tocantins, Crixás, Vila Nova, Cariri e Gurupi. Também estiveram no evento estudantes de graduação e comunidade em geral.
As políticas debatidas e aprovadas na regional sudoeste serão levadas para a Conferência Estadual, que acontecerá em novembro, pelos delegados eleitos também na reunião temática.
Preparatórias
Também serão realizadas reuniões temáticas, porém sem datas definidas, nas cidades de Araguaína, Augustinópolis, Arraias e Dianópolis, confirmações essas que dependem dos municípios sediarores. As reuniões temáticas são preparatórias para a IV Conferência Regional de Igualdade Racial, que por sua vez prepara para a IV Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (IV CONAPIR), em maio de 2018 em Brasília.
Legenda
Foto 2: A Conferência reuniu representantes governamentais, membros da sociedade civil organizada, estudantes e comunidade em geral. Lauane dos Santos/Governo do Tocantins
Foto 4: A reunião temática elegeu os delegados que irão para a Conferência Estadual representando a região. Lauane dos Santos/Governo do Tocantins