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Confira cinco tendências de moda que bombaram em 2022

@jordannamaia/Instagram/Reprodução

O ano de 2022 foi o primeiro em que vivemos mais perto do fim da pandemia de Covid-19. A moda, claro, foi um reflexo da mudança de rotina e comportamento das pessoas ao longo dos últimos 12 meses. As tendências que mais bombaram na temporada são um retrato do momento: brilho, transparência e decotes.

Vem conferir!

Ainda em 2021, a Coluna Moda Fora dos Padrões conversou com especialistas para tentar prever o que faria sucesso no mundo fashion este ano. Algumas tendências apontadas realmente bombaram.

Após quase dois anos em casa, todos estavam com vontade de ver outras pessoas — e de serem vistos. Não à toa, estudiosos da moda e de tendências acertaram no maximalismo, no brilho, na transparência e nos decotes.

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Além disso, o período em que privilegiamos chinelos, rasteiras e tênis – ou seja, o conforto – ficou para trás. Os sapatos plataformas bombaram em 2022, com saltos gigantes.

@MarinaRuyBarbosa/Instagram/Reprodução
Em 2022, a “regra” entre os fashionistas era não passar despercebido. Brilhos e decotes, como no look de Marina Ruy Barbosa acima, fizeram sucesso

 

@laricunegundes/Instagram/Reprodução
Produções em que reinavam a cor rosa também foram hit em 2022. O barbiecore começou graças à coleção Pink PP da marca Valentino

 

@giovanaromani/Instagram/Reprodução
As plataformas gigas com perfume setentista conquistaram celebridades e fashionistas

 

Abaixo, confira as tendências que se destacam ao longo do ano:

Brilho e metalizado

O moletom em cores terrosas saiu de cena, enquanto o brilho e o metalizado entraram. Vestidos, casacos, saias e calças em tecidos cintilantes foram a pedida dos fashionistas que queriam — literalmente — brilhar.

A italiana Versace, famosa pela estética sexy e até fetichista, apostou no brilho em várias coleções. Mas a lantejoula também bombou em nomes do fast fashion, como Renner e C&A.

A marca estadunidense Area representa bem como o brilho foi integrado ao look das fashionistas ao longo do ano. Pedrarias dão vida a tops sexy com perfume dos anos 2000, década resgatada de vez ao longo deste ano.

Victor VIRGILE/Gamma-Rapho via Getty Images
A socialite e empresária Paris Hilton, ícone de estilo dos anos 2000, na passarela da Versace com um vestido mini brilhoso rosa

 

@beyonce/Instagram/Reprodução
A cantora Beyoncé explorou ao máximo a estética brilhosa em Renaissance, seu novo álbum. Além do cavalo com glitter na capa do disco, investiu na tendência nos looks promocionais

 

@livia/Instagram/Reprodução
Na lógica do “mais é mais”, as roupas em tecidos metalizados ou com pedrarias aplicadas apareciam ainda com recortes, decotes e outras aplicações, como as plumas

Anos 2000

Quem acompanha conteúdos de moda em redes sociais como o Instagram e o TikTok se deparou com a “sigla fashion” do ano: Y2K. As três letrinhas, que vêm do inglês “Year 2 Thousand” e significam anos 2000, são usadas para designar o que remete ao começo do milênio.

A tendência Y2K foi definitivamente uma das que mais bombou ao longo do ano. Teve o retorno da cintura baixa com a Miu Miu e do comprimento mini na brasileira Misci, por exemplo.

Os acessórios do começo do milênio também foram hit. Pense nas bolsas de alça pequena, como a Baguette da Fendi, em colares de miçanga e presilhas de cabelo nada discretas.

Victor VIRGILE/Gamma-Rapho via Getty Images)
A coleção de primavera/verão 2023 da Miu Miu fez o resgate oficial da cintura baixa. A marca apresentou saias, shorts e calças na versão

 

@palomija/Instagram/Reprodução
Nada mais anos 2000 do que os conjuntinhos de saia + casaco. O tamanho micro dá o tom da década

 

@jordannamaia/Instagram/Reprodução
Produções all-jeans também são típicas dos anos 2000. A referência é o look da cantora Britney Spears em par com o ex-namorado, Justin Timberlake

 

Moda Barbie

O filme live-action de Barbie, que será protagonizado por Margot Robbie, nem estreou e já “ditou moda”. A cor rosa, que ficou associada à boneca mais famosa do mundo, dominou os looks em 2022.

Contudo, o rosa não bombou apenas pelo poder da Barbie. A marca Valentino lançou uma coleção em que todas as peças eram tingidas em um tom de rosa choque.

A cor foi desenvolvida pela empresa Pantone especialmente para a etiqueta italiana. A coleção Pink PP foi rapidamente reproduzida pelas fast fashions e também usada por famosas diversas, como Glenn Close no Met Gala.

Sean Zanni/Patrick McMullan via Getty Images
A atriz Glenn Close foi acompanhada de Pierpaolo Piccioli, diretor criativo da Valentino, para o Met Gala de 2022. O look escolhido foi um da coleção Pink PP da marca

 

@sabrinasato/Instagram/Reprodução
A apresentadora e ex-BBB Sabrina Sato apareceu com diversas produções rosas ao longo do ano. Acima, o conjunto pink foi usado na campanha Outubro Rosa, em prol da conscientização sobre o câncer de mama

 

@magavilhas/Instagram/Reprodução
Para além das celebridades, o rosa também conquistou adeptos “na vida real”, com peças combinadas a de outras cores

Plataformas

Na Pink PP da Valentino, plataformas com saltos altíssimos no tom de rosa fizeram sucesso. A popularização do calçado, porém, começou graças à Versace, que fez a peça em cores diversas em um tecido brilhante que lembra o cetim.

Celebridades e fashionistas aderiram sem pestanejar ao sapato que, à primeira vista, não parece ser muito confortável. Como empresas populares como Schutz e Arezzo fizeram suas versões, a plataforma “furou a bolha” fashion.

Versace/Divulgação
A italiana Versace, maximalisma e fetichista em sua essência, trouxe as mega plataformas de volta à moda

 

@maluborgesm/Instagram/Reprodução
A influencer Malu Borges em look que incorpora duas tendências do ano de 2022: a sandália plataforma e o metalizado

 

@dualipa/Instagram/Reprodução
Dua Lipa foi um que aderiu aos modelos de calçados da Versace e da Valentino

Segunda pele

Conhecida como segunda pele, a peça feita no tecido da meia calça bombou em looks noturnos, para festivais e até para o dia a dia. Apareceu em versões lisas e coloridas, mas as estampadas foram as que fizeram mais sucesso.

A Jade Jade, marca da influencer e ex-BBB Jade Picon, fez, ainda em 2021, uma coleção em que explorou ao máximo a segunda pele. Ao longo deste ano, a carioca Cosmo aderiu à tendência com padronagens originais e cheias de brasilidade.

Com a volta dos shows e dos festivais, a segunda pele foi explorada para garantir um look estiloso que não abdicasse do conforto. Para os mais ousados, a pedida era ressaltar a transparência das peças.

Estrop/Getty Images
Na Semana de Moda de Paris, a Hermès usou a segunda pele e a transparência com muita sofisticação

 

@jadepicon/Instagram/Reprodução
O conjunto de segunda pele estampado foi hit entre fashionistas ao longo do ano. A marca de Jade Picon fez estampas psicodélicas divertidas

 

Cosmo/Divulgação
Apesar de ter começado no segmento beachwear, a marca carioca Cosmo lançou peças como os conjuntos de segunda pele para serem usados na cidade e no dia a dia

 

Retrospectivas de tendências servem como uma bússola para o que pode continuar em alta – ou não – e o que combina com o seu próprio estilo. Agora, a pedida é observar o que tem potencial para bombar em 2023.

 

Fonte: Metrópoles

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