Lucas Eurilio/Repórter Gazeta do Cerrado
Os meses de maio até outubro, são marcados por várias exposições agropecuárias que acontecem em todas as partes do Brasil e do Tocantins. De acordo com as informações da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faet-TO), 32 cidades estão com programações oficiais já em andamento e outras serão lançadas até o mês dez.
Não se sabe ao certo o ano em que surgiram as exposições, mas é um evento ligado ao Agronegócio, onde animais e produtos agrícolas são expostos. Geralmente acontecem uma vez ao ano com a duração entre 3 e 10 dias.
O evento é marcado também por apresentações de shows nacionais, regionais e rodeios. As cavalgadas também estão programadas para acontecerem em 23 cidades do Tocantins.
As cavalgadas são uma manifestação cultural e surgiram em meados dos séculos 17 e 18 durante o processo de invasão de territórios. Geralmente estão ligadas a grupos de cavaleiros e amazonas.
O passeio feito a cavalo pode ser realizada por vários motivos, entre eles, os religiosos, cívicos, diversão e esporte. No Estado, as cavalgadas são tradicionais e tinham sido proibidas em algumas cidades em anos anteriores por conta da doença mormo, que acomete os cavalos.
Confira aqui o calendário com todas as exposições agropecuárias e cavalgadas.