2017 foi um ano cheio de lançamentos para o mercado automotivo, mas, como acontece todo ano, vários modelos também deixaram de ser vendidos. A Fiat, por exemplo, tirou de linha o Punto, um de seus hatches mais bem sucedidos para a chegada do novo Argo. Já a Hyundai interompeu as importações do i30, devido a retração do segmento de hatches médios. A baixa procura também tirou o Renault Fluence do mercado nacional, até então era importado da Argentina. Mas ele não foi o único. Confira os modelos que se despediram do mercado
Após dez anos nas lojas e mais de 280 mil unidades vendidas, o Punto encerrou sua trajetória no mercado nacional em 2017. A produção foi encerrada no começo do ano. Seu lugar, no entanto, foi ocupado pelo novo Argo, que está crescendo em vendas.
Outro hatch que também sumiu das lojas este ano foi o i30. É verdade que, há pelo menos dois anos, suas vendas não deslanchavam. Além disso, o segmento de hatches médios minguou de forma irremediável. Resultado: o Hyundai deixou de importar i30. Nem mesma a sua nova geração, já vendida na Europa, tem previsão de ser lançada por aqui.
O Fluence sempre teve números tímidos de vendas no mercado nacional. E não por ser um produto sem qualidades, mas por estar em um segmento cheio de opções e com concorrentes muito consolidados no mercado, como Toyota Corolla e Honda Civic. Diante desse cenário,Renault informou que interrompeu as importações do sedã, que até então vinha da Argentina.
Os modelos DS3, DS4 e DS5 deram um tempo do Brasil. De acordo com a Citroën, as operações da marca no país estão passando por mudanças. Os modelos deverão ser vendidos em lojas exclusivas da marca DS. Mas até essa intenção sair do papel – o que pode acontecer em 2018 – as importações estão suspensas por tempo indeterminado.
A versão aventureira do Fox não existe mais na linha da Volkswagen. Seu lugar foi preenchido pela versão Xtreme, que tem um visual aventureiro mais leve. Mas o Fox não foi o único modelo da marca a perder configurações: o Golf nacional deixou de ser vendido com o motor 1.6, as versões mais básicas do Jetta e até a gama do up! também encolheu.
Com a interrupção das importações do sedã grandão 300C, a Chrysler, no momento, não comercializa mais nenhum carro no Brasil. Ou seja, ela saiu do país.