Ícone do site Gazeta do Cerrado

Conflitos ambientais na bacia do Rio Formoso: “é preciso encontrar um meio termo”, diz líder do governo

Líder do governo na  Assembleia Legislativa do Tocantins, o deputado estadual Gleydson nato, participou  de audiência pública nesta sexta-feira (27),  realizada no Centro Cultural Lêda Bernadon, em  Lagoa da Confusão, região do Vale do Araguaia, onde debateu com outros parlamentares e produtores rurais da região sobre os conflitos ambientais decorrentes da atividade do agronegócio na Bacia do Rio Formoso.

Pela manhã, o deputado visitou alguns trechos dos rios Formoso e Urubu, para conhecer melhor a realidade hídrica daquela região, especialmente, nesse período prolongado de seca e externou sua preocupação em encontrar mecanismos que beneficiem o agronegócio e, ao mesmo tempo, que também não prejudique o meio ambiente. Nato disse que é preciso encontrar um meio termo,  onde nenhuma  das partes envolvidas fique prejudicada.

À tarde, o  deputado ouviu atentamente   as explanações feitas pelos representantes da  Associação dos Produtores Rurais do Sudoeste do Tocantins (APROEST), que apresentaram dados bem fundamentados sobre a produção  agrícola naquela região e discutiram sobre a suspensão de captação de água na bacia do rio Formoso, e se colocou à  disposição para buscar uma solução negociável que coloque fim  a esse conflito hídrico.

Os representantes dos produtores  de Lagoa da Confusão  fizeram questão de anunciar os avanços na estrutura da gestão hídrica  e dos investimentos em segurança no sistema, além de questionarem ações do Ministério Público e de ambientalistas.

fonte: Ascom/Dep. Gleydson Nato PHS)

Publicidade

Fotos: Zacarias Martins

Sair da versão mobile