Ícone do site Gazeta do Cerrado

Congresso traz atualização científica em pesquisa, projetos e tratamentos de saúde

Congresso de Atualização científica busca promoção de melhor saúde pública no Tocantins

 

“Este é um evento feito com muita vontade por todos os servidores da saúde do Tocantins, para que todos os profissionais e os estudantes que começam a trilhar por esta área, que tem como principal foco o cuidado com as pessoas, tenham acesso ao que há de mais moderno e atual em pesquisa e conhecimento em saúde”, com estas palavras, o Secretário de Estado da Saúde, Marcos Musafir, abriu oficialmente o 1° Congresso Científico Saúde Integrada do Tocantins, evento que oportuniza aos profissionais de todas as áreas da saúde e estudantes uma atualização científica sobre as inovações no âmbito de pesquisa, trabalhos, projetos e tratamentos na atualidade. O evento ocorre no Centro de Convenções Parque do Povo, em Palmas.

 

A vice-governadora do Tocantins, Claudia Lelis, afirmou que é perceptível o ânimo dos profissionais de saúde. “Este congresso trará resultados muito positivos para o Tocantins. Todos temos muita vontade de crescer e prosperar e esta oportunidade é única. Só com estudo, conhecimento e pesquisa conseguimos crescer e principalmente na saúde, onde é preciso sempre se atualizar. Tenho certeza de que sairemos daqui mais preparados para enfrentarmos a crise que afeta todo país e atingirmos nosso objetivo, que é atender melhor o paciente”, afirmou.

 

Chefe regional do Ministério da Saúde no Tocantins, Luscleide Nazareno destacou que “o Sistema Único de Saúde [SUS] sem dúvida sairá mais fortalecido com este evento, parabéns a organizadores e participantes e que as ações de parceira em âmbito municipal, estadual e nacional sejam sempre fortalecidas”.

 

Representando a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Roberto Ágla afirmou que considera o evento muito importante. “A diversidade de tema extremamente ampla. Estive em salas sobre integração da saúde pública e me surpreendi com a forma como são compartilhadas e integradas as informações de saúde aqui no Tocantins”, afirmou, acrescentando que as parcerias da organização com o Estado continuarão para a melhoria da saúde pública.

 

Vice-presidente do Conselho de Secretários de Saúde do Estado do Tocantins, Gean Coutinho se disse surpreendido com a magnitude do evento realizado em 50 dias. “Me surpreendi por tudo ser organizado em tão pouco tempo. Isso prova a eficiência dos profissionais que fazem o Estado. É o conhecimento que vai transformar nossa saúde e a troca deste conhecimento faz a diferença. Este é um espaço que precisamos. Espero que seja o primeiro de muitos”, disse.

 

O secretário de Saúde de Palmas, Nésio Rodrigues, reforçou que o SUS é único e por isso é essencial a parceria entre município e Estado. “A gente vive um momento muito delicado e fazer ciência é refletir o que estamos produzindo em saúde e perceber que, como trabalhadores do SUS, precisamos ter a visão de que a saúde é um direito, não uma mercadoria. Que este espaço produza conhecimento para o povo, empoderando os trabalhadores e levando dignidade para os pacientes que sofrem com as doenças”.

 

Presidente do Conselho Estadual de Saúde, Juliano do Vale destacou o pioneirismo do evento. “A saúde do Tocantins é pioneira em trazer este modelo de congresso para o Brasil e vai valorizar ainda mais o servidor e melhorar a assistência em saúde e todos os serviços para a sociedade”, enfatizou.

 

A Promotora de Justiça Maria Roseli Almeida Pery afirmou que “para o Ministério Público Estadual é uma honra estar neste evento, que tem uma energia que há muito tempo não sentia. Todos estão de parabéns pela iniciativa. É através do saber, da troca de experiência que podemos melhorar nossa prestação de serviço para o povo, que é merecedor de todos os esforços de quem faz gestão e controle dos serviços prestados”.

 

A deputada federal Josi Nunes destacou que a “formação individual e profissional é sem dúvida um grande ganho a todos, principalmente para a população. Temos que formar, qualificar, sem improvisos, com metas, resultados, para que nossa sociedade se sinta segura em um momento de fragilidade, em que procuram a unidade de saúde”.

 

Homenagem

A noite também foi para homenagear as pessoas que fazem o SUS no Tocantins. Durante o evento, os diretores dos 18 hospitais, servidores das unidades hospitalares, superintendentes da Secretaria de Estado da Saúde e servidores das superintendências, que foram votados pelos colegas para que, por sua atuação em fazer a saúde pública cada dia mais humanizada e digna para os tocantinenses, receberam uma moção de reconhecimento. “Vocês são exemplos dos bons trabalhadores da saúde. Muito obrigado pela dedicação de cada um. Estes diretores trabalham e se dedicam diuturnamente para atender a população da melhor forma possível”, afirmou Marcos Musafir.

 

Servidora da Superintendência de Planejamento, Marleide da Silva falou emocionada: “estamos muito felizes pelo reconhecimento. Recebermos a moção não quer dizer que somos os melhores, pois todos os servidores são proativos e responsáveis e tem um papel fundamental para a saúde. Agradecemos a homenagem que nos motiva, pois quando recebemos isso, temos a certeza que valeu a pena toda dedicação ao longo dos dias e nos torna responsáveis por continuar este trabalho com zelo. Sentimo-nos valorizados e em nome de todos os homenageados: muito obrigada!”

 

Programação

Com atividades que visam a interação ensino-pesquisa-serviço e a valorização das boas práticas desenvolvidas nas unidades de saúde do Estado do Tocantins, o evento segue durante todo este sábado, 27. Para saber mais sobre as atividades, acesse www.congressosaude2017.to.gov.br.

 

Sair da versão mobile