Ícone do site Gazeta do Cerrado

Conheça as histórias do deputado que se tornou governador e da primeira mulher presidente da AL do TO

Reprodução Google Imagens

Lucas Eurilio/Repórter Gazeta do Cerrado

O deputado estadual Mauro Carlesse (PHS) tomou posse como Governador Interino do Estado do Tocantins na tarde desta terça-feira, 27, Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O parlamentar tem 57 anos e nasceu em Terra Boa, no estado do Paraná.

No Tocantins, Carlesse foi empresário e agropecuarista. A carreira política iniciou em 2011, quando o deputado se filiou ao Partido Verde (PV), na época ele era presidente do Sindicato Rural de Gurupi, onde foi candidato a prefeito em 2012.

Em 2013, o governador interino se filiou ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e candidatou-se como deputado estadual, conseguindo seu oitavo mandato.

No ano de 2015, Carlesse ficou preso na Assembleia Legislativa do Tocantins por que teve a prisão decretada em Barueri (SP) por não pagar pensão alimentícia.

Atualmente o parlamentar é filiado ao Partido Humanista da Solidariedade (PHS) e foi eleito em 2016 como presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins.

Luana, primeira mulher no comando da Assembleia Legislativa do Tocantins

A deputada estadual Luana Ribeiro, assume agora a presidência da Assembleia Legislativa do Tocantins. Ela foi eleita com quase 21 mil votos e está no seu terceiro mandato.

Filha do senador João Ribeiro, Luana é natural de Goiânia (GO), ela iniciou a vida pública em 2006. Em 2010 foi a deputada mais bem votada e a primeira de sua coligação.

A deputada defende bandeiras como a da saúde, segurança pública, educação e direitos da mulher. Mais de 30 projetos de Luana, se tornaram leis, ela é autora do anteprojeto de lei que reduziu de 40 para 30 horas a jornada de trabalho dos profissionais da saúde.

Sair da versão mobile