Ícone do site Gazeta do Cerrado

Conheça os alimentos que ajudam no controle da gastrite

gastrite uma inflamação nas paredes internas do estômago. Essa alteração pode  ser provocada por diferentes. Segundo pesquisa a maioria dos episódios desse problema é provocado por uma bactéria, a Helicobacter pylori. Essa bactéria pode contaminar água e alimentos, mas o principal meio de transmissão é de pessoa para pessoa.

Sinais e sintomas

– Dor de barriga

– Sensação de queimação no estômago

– Enjoo

– Falta de apetite

– Perda de peso

Além de medicamentos que devem ser prescritos por um médico especialista, é possível amenizar significativamente o problema aderindo uma boa alimentação e melhorando o estilo de vida.

Em específico, alguns alimentos podem ajudar no controle da gastrite. Veja

Legumes e verduras

Os legumes e os vegetais cozidos são os alimentos ideias para quem sofre de gastrite. Folhas também são muito recomendadas pois ajudam no controle do pH estomacal e são alimentos anti-inflamatórios que tem a função de  acalmar o estômago.

Frutas

Com exceção das frutas cítricas, que podem irritar o estômago, todas as demais frutas são recomendadas para controlar a doença. Frutas mais densas como a banana e a maçã,  possuem efeito antiácido, são ótimas sugestões. Frutas vermelhas também promovem efeito calmante, por serem ricass em antioxidantes.

Sardinha

A sardinha, um peixe saboroso e acessível, também pode ajudar no alívio da inflamação. Fonte de proteína, ela é também rica em ômega-3 e ajuda a desinflamar o estômago. Consumo de salmão também é recomendado.

Ervas calmantes

Ervas calmantes como a hortelã, o alecrim e a camomila podem também promovem alívio dos sintomas e ajudam na digestão. Beber o chá de algumas dessas ervas antes das refeições pode ajudam a evitar azia, gases e até cólicas.

Nada de fast food

Em contrapartida alguns como alimentos frituras, refrigerantes, fast food, café, bebidas alcoólicas, vinagre e frutas cítricas podem piorar a gastrite

Leia também: Melhores chás para aumentar a imunidade

Sair da versão mobile