Ícone do site Gazeta do Cerrado

Conheça passeio de trem no Brasil eleito um dos mais bonitos do mundo

Vista aérea do Vagão Barão do Serro Azul na litorina da Serra Verde Express| Foto: Divulgação

Os brasileiros não precisam cruzar o Oceano Atlântico ou a fronteira de um país vizinho caso queiram viajar de trem. Em solo verde-amarelo, há um passeio ferroviário que entrou para a lista do jornal britânico The Guardian como um dos 10 mais bonitos do mundo. Já o estadunidense The Wall Street Journal elegeu a atração como um dos programas de luxo sobre trilhos mais interessantes do planeta. Ficou com vontade de saber onde fica a apreciada opção de lazer e turismo? Conheça a Serra do Mar Paranaense.

Só em 2022, mais de 250 mil passageiros fizeram o passeio nas locomotivas da Serra Verde Express. Desde o início da operação, mais de 4 milhões de pessoas viajaram nos luxuosos vagões e tiveram a oportunidade de conferir ao vivo paisagens intocadas da Mata Atlântica. Saindo de Curitiba, os trens percorrem 70 quilômetros de trilhos até a cidade de Morretes. Sem contar os picos e as montanhas, os turistas passam ao longo do trajeto por 41 pontes e 13 túneis que ligam a capital paranaense ao litoral do estado.

Considerada uma das 100 obras de engenharia mais importantes do Brasil, a linha férrea passa por uma das áreas com maior preservação da Mata Atlântica, isto é, a Serra do Mar.

O trecho de ida ocorre pela “encantadora” estrada da Graciosa, com inauguração datada em 1873. Símbolo do Paraná, o paraíso em que estão os trilhos foi declarado pela Unesco, em 1993, como área de Reserva da Biosfera, devido às abundantes fauna e flora locais. Durante o passeio, os viajantes devem fazer paradas obrigatórias em duas cidades.

Tanto Morretes quanto Antonina oferecem ricas experiências aos turistas. Na primeira cidade, o visitante fica fascinado com a arquitetura de casarões e igrejas, a exemplo da Nossa Senhora do Porto, fundada em 1849. No segundo município, os viajantes passeiam pelo centro histórico, reconhecido e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2012. Uma tradição do reduto são as serestas, tipo de composição musical envolvente.

Publicidade

As viagens duram quase 4 horas. Um dos passeios, o Pôr do Sol, sai às 15h em direção a Curitiba. No itinerário, os viajantes observam o conjunto montanhoso de Marumbi, a Cascata do Véu da Noiva e a Ponte de São João, uma das paisagens mais exuberantes de todo o programa feito nas locomotivas.

“Vale a pena cada momento”, acrescenta Adonai em entrevista à coluna Claudia Meireles. Mais uma experiência do passeio que não pode passar sem qualquer menção é a gastronômica. Os turistas são convidados a saborear o clássico barreado, tradicional prato com mais de 300 anos de história, feito ao longo de 12 horas em panela de barro vedada. Cachaça de banana e sorvete de gengibre integram o típico menu paranaense.

Sair da versão mobile