Ícone do site Gazeta do Cerrado

Conheça todos os candidatos ao Senado e seus suplentes

(Divulgação)

Brener Nunes – Gazeta do Cerrado

As chapas majoritárias já foram definidas. Temos oito candidatos ao Senado nas chapas de Carlos Amastha (PSB), Mauro Carlesse (PHS), Márlon Reis (Rede), César Simoni (PSL) e Bernardete Aparecida (PSOL). A Gazeta identificou cada candidato ao Senado e seus suplentes. Conheça-os:

José Wilson Siqueira Campos (Democratas)

(Foto: Brener Nunes)

José Wilson Siqueira Campos nasceu em 1 de agosto de 1928 em Crato (CE). Empresário, casado, é pai de oito filhos. Foi vereador de Colinas de Goiás, hoje Colinas do Tocantins, deputado federal por Goiás por cinco mandatos, de 1971 a 1988. Nesse período, foi autor da emenda de criação do estado do Tocantins. Em 1988, tornou-se o primeiro governador do estado. Depois voltou ao cargo entre 1995 e 2002, e novamente em de 2010 a 2014, quando renunciou.

Publicidade

Este ano, disputará pela primeira vez o Senado, com Eduardo Gomes (SD) e Ogari Castro (DEM) como primeiro e segundo suplentes.

César Halum (PRB)

(Divulgação)

César Hanna Halum nasceu em 10 de março de 1954 em Anápolis (GO). Médico veterinário, casado, pai de dois filhos. Já foi prefeito de Araguaína e dois mandatos como deputado estadual. Também foi presidente do Sindicato do Comércio de Gêneros Alimentícios do Tocantins e membro de diversas outras entidades. Possui dois livros publicados entre 2008 e 2009. Atualmente é deputado federal pelo PRB.

Na disputa pelo Senado, Darcy Garcia (PATRI) e Aquiles Souza (PRB) são seus suplentes.

Vicentinho Alves (PR)

Divulgação

Vicente Alves de Oliveira nasceu em Porto Nacional em 1º de outubro de 1957. Mais conhecido como Vicentinho Alves, é casado e pai de quatro filhos. É pecuarista e piloto comercial. O candidato a senador já foi prefeito de Porto de 1989 a 1993, deputado estadual de 1999 a 2007. Em 2004, foi brevemente governador do Tocantins. Três anos depois, foi eleito deputado federal até 2011, quando tomou posse como senador da república.

Em junho, Vicentinho disputou as eleições suplementares para o cargo de governador após a cassação de Marcelo Miranda, ficando em segundo lugar no primeiro turno e disputando o segundo contra o atual governador Mauro Carlesse.

Nestas eleições, Vicentinho tenta o Senado novamente na chapa de Carlos Amastha. Seus suplentes são Antônio Lucena e Homero Barreto.

Ataídes Oliveira (PSDB)

(Foto: Gerdan Wesley)

Ataídes de Oliveira nasceu em 18 de dezembro de 1959 em Estrela do Norte (GO). Casado, é empresário do ramo de construção civil e consórcios. Em 2010, no PSDB, era suplente de João Ribeiro ao Senado, com a morte do titular, em 2013, assumiu seu cargo. Já em 2014, Ataídes disputou o governo do Estado contra Marcelo Miranda e Sandoval Cardoso.

Na chapa majoritária de Carlos Amastha, o senador tenta a reeleição com os suplentes Luiz Sérgio e Arthur Ribeiro.

Paulo Mourão (PT)

(Foto: Antônio Gonçalves)

Paulo Mourão nasceu em Cristalândia (TO). Formado em Engenharia Agronômica, iniciou sua trajetória política em 1988, quando eleito deputado federal na primeira eleição do Tocantins. Foram quatro mandatos consecutivos de deputado federal, sendo considerado dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional pelo Diap. Em 2004, elegeu-se prefeito de Porto Nacional, onde se destacou como um dos melhores gestores municipais do País recebendo por duas vezes (2006 e 2008) o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Em 2009, exerceu o cargo de Secretário Estadual de Assuntos Estratégicos. Hoje desempenha um atuante mandato como deputado estadual (PT). Preside a Comissão de Minas e Energia; é membro efetivo na Comissão de Finanças; e vice-presidente na Comissão de Ciência, e Tecnologia.

Na chapa de Márlon Reis (Rede), Mourão tenta seu primeiro mandato ao Senado com os suplentes Cirlene Alves e Germana Pires.

Irajá Abreu (PSD)

(Reprodução)

Irajá Silvestre Filho nasceu em Goiânia em 03 de fevereiro de 1983. Filho da senadora Kátia Abreu e Irajá Silvestre, é empresário e agricultor. Publicitário, está em seu segundo mandato como deputado federal e desta vez tenta uma vaga no Senado.

Na suplência estão, Wilson Silva e Terciliano Gomes.

Farlei Meyer (PSL)

(Divulgação)

Farlei Meyer nasceu em Santa Cruz do Sul (RS), mas mora Palmas desde dezembro de 1996. É ex-secretário estadual da Segurança Pública, formado em direito, com pós-graduação em direito tributário pela UFT/Unitins, além de especialização em segurança pública pela Academia Nacional de Polícia, em Brasília. Farlei é agente de Polícia Federal (Classe Especial) há 22 anos. Atualmente é doutorando em Direito Penal e Processo Penal pela Universidade de Buenos Aires (Argentina). Ele é fluente em três idiomas, espanhol, inglês e alemão.

Na chapa de César Simoni (PSL), Felipe Ponci e Túlio Chegury.

Antônio Jorge (PSL)

(Divulgação)

Antônio Jorge é natural de Taguatinga e vive em Palmas desde 1990. Atualmente, é presidente do Sindicato Rural da Capital. É ex-deputado federal. O político foi eleito deputado constituinte em 1988 e foi reeleito em 1990. Em 94, venceu a disputa por uma vaga como deputado federal e foi eleito novamente em 1998.

Os suplentes são Ademar Parente e Renato Coelho.

Melqui Aires (PSOL)

(Divulgação)

Melqui Aires é é natural de Brejinho de Nazaré. Teólogo e empresário, iniciou a carreira pública no ano de 1998 como secretário de governo da Prefeitura de Palmas. Em 2002 foi eleito vereador da capital. Também ocupou os cargos de presidente do Banco do Empreendedor e vice-presidente do Naturatins e subsecretário no governo estadual.

O candidato está na chapa de Bernardete Aparecida, também do PSOL, e conta com os suplentes Ronaldo Moreira e Eudes Júnior.

Sair da versão mobile