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Conselho de Educação do Tocantins altera texto da Resolução 235 e lamenta “interpretações equivocadas”

Secretaria Estadual de Educação - Foto - Marcio Vieira

Rogério Tortola- Gazeta do Cerrado

O Conselho de Educação do Tocantins (CEE-TO) se reuniu extraordinariamente na noite desta quarta-feira, 13, para deliberar sobre a Resolução 235 que tem gerado polêmica.

A Resolução, segundo algumas interpretações, abriria espaço para a discussão de gênero dentro do curriculum escolar. Para evitar distrações e perda do foco, das discussões realmente relevantes, o CEE retirou os termos que teriam gerado a polêmica.

“Em consenso, o Conselho priorizou as discussões consideradas relevantes para a educação, encerrando distrações de cunho político ou ideológico que possam vir a dificultar a implementação das importantes ações e estratégias para o desenvolvimento da Educação, que de fato o Documento propõe”, disse por meio de nota o CEE.

A nota reafirma que tem havido uma visão equivocada dos termos usados. “O Conselho lamenta que determinados termos inseridos no contexto do documento tenham gerado interpretações equivocadas, deturpando o objetivo proposto por estudiosos e especialistas da área da educação que debruçaram para concretizar este ato normativo”.

Veja a nota na íntegra:

Nota do Conselho Estadual de Educação

Assunto: Alteração da Resolução n. 235

O Conselho Estadual de Educação (CEE), em Reunião Colegiada Extraordinária, realizada na noite desta quarta-feira, 13, decidiu pela alteração da Resolução nº 235, de 30 de novembro de 2018, que dispõe sobre a aprovação do Documento Curricular do Território do Tocantins para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, publicada na última segunda-feira, 11.

A decisão do Colegiado estabeleceu alterações no texto e supressão de artigos da referida Resolução. Em consenso, o Conselho priorizou as discussões consideradas relevantes para a educação, encerrando distrações de cunho político ou ideológico que possam vir a dificultar a implementação das importantes ações e estratégias para o desenvolvimento da Educação, que de fato o Documento propõe.

O Conselho lamenta que determinados termos inseridos no contexto do documento tenham gerado interpretações equivocadas, deturpando o objetivo proposto por estudiosos e especialistas da área da educação que debruçaram para concretizar este ato normativo. Vale ressaltar, que o Documento conforme informado pelo CEE, resultou de uma construção democrática e participativa dos sistemas municipais e estadual de ensino e de instituições que representam a educação.

Mediante os fatos expostos, informa-se que a alteração da Resolução será encaminhada nesta quinta-feira, 14, ao Executivo estadual e, em seguida, será publicada em Diário Oficial.

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