Ícone do site Gazeta do Cerrado

Consumidor pode realizar reclamação por meio do atendimento eletrônico no site do Procon Tocantins

Os estabelecimentos que agirem de forma abusiva será autuado pelo Procon Tocantins - Divulgação

O Procon Tocantins disponibiliza mais uma ferramenta atendimento para facilitar que o consumidor faça sua reclamação neste período que o órgão está com o atendimento presencial ao público suspenso. A medida foi adotada para evitar aglomeração de pessoas e a transmissão do novo coronavírus (Covid-19).

A partir desta quinta-feira, 02, o consumidor poderá realizar sua reclamação por meio do atendimento eletrônico no site do Procon Tocantins. “Esta é mais uma ferramenta que o consumidor pode utilizar sem precisar sair de casa. Além de ser segura, também garante que suas reclamação seja realizada sem nenhum prejuízo”, explica Walter Viana, superintendente do Procon Tocantins.

A plataforma foi desenvolvida em parceria com a Agência de Tecnologia da Informação do Tocantins (ATI). “Esse projeto do Procon é um dos inúmeros que a ATI vem recebendo de solicitações, e são medidas e ações que o Governo do Tocantins está realizando para a diminuição do atendimento presencial nesse período. Estamos trabalhado em ações de transformação digital, possibilitando que os serviços presenciais sejam realizados de forma totalmente on-line”, ressalta o presidente da ATI, Thiago Maciel.

Saiba como usar

O consumidor deve entrar no site do Procon Tocantins, clicar no banner “Faça sua reclamação aqui” no canto direito da tela e preencher as informações solicitadas como dados pessoais, endereço,e-mail e telefone. E em seguida anexar os documentos escaneados. Caso o consumidor seja representado, deve anexar a procuração também. O modelo da procuração está disponível para downloads.

O próximo passo é informar os dados do fornecedor, ou seja, qual a empresa que quer reclamar. Na opção “reclamação”, o consumidor deve relatar todo o ocorrido e também anexar os documentos que comprovem sua reclamação, como nota fiscal, recibos, panfletos entre outros.

Documentação

É valido ressaltar que não serão registradas as reclamações que não estejam acompanhadas dos seguintes documentos:

– Documentos pessoais (do consumidor e procurador, se for o caso) como: RG, CPF

– Documentos que comprovam a reclamação: notas e cupons fiscais, contratos, pedidos, folhetos ou anúncios publicitários, rótulo ou embalagem, recibos, boletos bancários, comprovantes de despesas médicas, ordem de serviço, entre outros.

-Procuração, caso o consumidor seja representado.

Denúncias

O setor de fiscalização de cada núcleo de atendimento vai funcionar das 8h às 18h, para atender denúncias realizadas por meio do Disque 151 ou Whats Denúncias (63) 99216-6840, além das ações de fiscalização e monitoramento. Também serão realizadas as pesquisas de preço dos produtos em supermercados, atacadistas e mercearias, postos de combustíveis, revendedores de gás e farmácias.

Sair da versão mobile