Ícone do site Gazeta do Cerrado

Contos em Cada Canto: Artistas utilizam a música, brincadeiras antigas e o teatro para instigar reflexão e debate sobre o meio ambiente e exploração de trabalho infantil

Com o objetivo de resgatar as cantigas de roda e as brincadeiras populares que se perderam no tempo em meio ao advento da tecnologia, o projeto Contos em Cada Canto foi realizado na cidade de Araguaína, no Norte do Estado. O projeto incluiu duas apresentações, que aconteceram na terça-feira, 15, na Escola Espírita André Luiz Conveniada e na Praça CEU do Setor Araguaína Sul.

Idealizado pela cantora, atriz, produtora cultural e psicóloga Eunice Albano, a iniciativa é um instrumento para utilizar o teatro como ferramenta de transformação social. “É uma proposta que une música, literatura, teatro para, além de levar à discussão temas inerentes ao desenvolvimento da criança, contribui com o acesso da população a bens culturais”, explica a artista.

Com músicas executadas ao vivo, quatro atores contam a aventura desses amigos que embarcam numa grande viagem rumo ao encantamento. Propondo uma linguagem acessível, o espetáculo consegue atravessar crianças de várias idades, adolescentes e até adultos. “A proposta é de levar um universo lúdico que serve de ponto de partida para levar ao público a importância da brincadeira para o desenvolvimento e socialização das crianças, propondo uma discussão sobre a questão do trabalho infantil que impacta negativamente o desenvolvimento físico, psicológico e social do público alvo”, complementou Nice Albano.

Ambas as apresentações contaram com intérprete de Libras.

Incentivo

O projeto é da proponente Eunice Albano, com patrocínio de edital da Lei Paulo Gustavo, via Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Lazer, da Prefeitura Municipal de Araguaína.

Perfil

Natural de Mauá (SP), morando durante 28 anos em Recife/Olinda/Cabo de Santo Agostinho, mora desde 2018, em Araguaína-TO.

É Cantora, Compositora, Psicóloga, Atriz, Contadora de Histórias e Diretora Musical.

Formada pela UniFG, Universidade dos Guararape, Nice Albano é atualmente pós-graduanda em Arteterapia. É integrante e Diretora Musical do Grupo Artpalco, núcleo Araguaína. Atua como Psicóloga Clínica e acredita na arte como recurso, na busca da Saúde Mental.

Ficha Técnica:

Texto e Direção – Luiz Navarro

Direção Musical – Nice Albano e Zé Caetano Demoraes

Elenco: Eunice Albano, Luiz Navarro, Pedro Albano e Zé Caetano Demoraes.

Intérprete de Libras – Diego Leão

 

Sair da versão mobile