Ícone do site Gazeta do Cerrado

Contra ação do MPF, empresários do Jalapão fazem abaixo assinado para reforçar reabertura do turismo

 

Equipe Gazeta do Cerrado

A Associação comercial industrial do Jalapão- ACIRJA está mobilizando os moradores da região pela reabertura do turismo.

A intenção é juntar assinaturas avalizando a decisão dos municípios de reabrir o turismo agora no mês de outubro. A Associação é presidida por Armando Castro com uma diretoria engajada na defesa da reabertura das atividades turísticas em razão dos impactos á economia na região.

A Associação informou que a mobilização vem sendo encabeçada por diretores em cada município onde há pontos turísticos no Jalapão.

O Ministério Público Federal entrou com uma ação e pedido de liminar para que o turismo na região continue suspenso após seis meses em razão da pandemia.

Já os empresários e operadores de turismo bem como as prefeituras da região já decidiram pelo retorno agora no mês de outubro seguindo todos os protocolos de segurança.

Entenda o caso

O Ministério Público Federal (MPF) entrou com uma ação civil pública para tentar barrar a reabertura dos atrativos turísticos na região do Jalapão. O pedido inclui também os atrativos que estão fora do Parque Estadual. A reabertura está prevista para o dia 5 de outubro nos municípios de Mateiros e Ponte Alta do Tocantins, e para o dia 10 em São Félix do Tocantins.

Para o MPE, os municípios não apresentaram justificativas técnicas que garantam a segurança de funcionamento dos atrativos e a saúde de todas as pessoas da região, especialmente as comunidades tradicionais quilombolas.
O plano estadual para reabertura do Parque Estadual do Jalapão está pronto desde julho, mas naquela ocasião os três municípios decidiram não retomar as atividades turísticas. Depois as prefeituras anunciaram a retomada do turismo, em agosto, e o governo do estado foi contrário, afirmando que considerava “temerário um processo de reabertura de atrativos turísticos”.
Na ação, o MPF destaca o risco às comunidades tradicionais e a dificuldade de deslocamento para o acesso às unidades de saúde que possuem capacidade para atender casos mais grave da Covid-19. Isso porque os municípios do Jalapão só dispõem da rede de atenção básica.

Covid na região

De acordo com o último boletim epidemiológico estadual, divulgado nesta quinta-feira (24), Mateiros tem 16 casos confirmados da doença. Ponte Alta do Tocantins aparece com 156 confirmações e três mortes. Enquanto São Félix do Tocantins tinha 30 registros de infecção por coronavírus.

Sair da versão mobile