Ícone do site Gazeta do Cerrado

Convênio permite que pacientes do SUS façam radioterapia em clínica na capital

Os pacientes da Região Macro Sul do Tocantins que necessitam de tratamento radioterápico contra o câncer vão poder realizar as sessões em Palmas. Isso porque o Governo do Estado firmou parceria com a Clínica Oncológica Irradiar, garantindo a radioterapia para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), que não vão mais precisar viajar para outros estados para fazer o tratamento.

Por meio do convênio, a clínica vai oferecer radioterapia aos pacientes do SUS e em troca obtém a isenção do pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) gerado em decorrência da aquisição do equipamento importado. A clínica também vai ofertar acompanhamento clínico e avaliação do tratamento terapêutico.

“Essa é uma parceria em que todos ganham. É benéfica para a população, necessária para empresa e muito importante para o Governo do Estado que vai conseguir garantir que os pacientes sejam tratados próximos as suas casas, como sempre desejou e determinou o governador Marcelo Miranda”, disse o secretário de Estado da Saúde, Marcos Musafir, destacando que o Serviço de Regulação da Secretaria de Saúde será responsável por encaminhar os pacientes para o tratamento.

Sulamita Quintanilha, que é paciente da clínica, contou que recebeu diagnóstico de câncer de mama em 2015 e passou por todo o tratamento. Agora, ela comemora o atendimento recebido no Hospital Geral de Palmas (HGP) e na Clínica Irradiar. “Hoje, estou apenas fazendo o acompanhamento. Passei pelo HGP onde fui muito bem atendida e de lá me deram o encaminhamento para Imperatriz, mas para ficar perto de casa eu optei por pagar o tratamento particular, um tratamento maravilhoso que agora está sendo oferecido a quem é do SUS. O melhor, sem dúvidas, é você poder ficar perto de casa, recebendo apoio dos familiares e amigos”, disse.

O jornalista Belmiro Gregório também está em tratamento contra o câncer e já realizou 35 sessões de radioterapia. “Desde que fui diagnosticado, em 2009, e quando a doença voltou, em 2012, tenho lutado e continuo firme. Aqui o tratamento é de primeiro mundo e volto a dizer que ‘eu não vou morrer de câncer’”, disse o jornalista.

O médico radioterapeuta, Ismar Rezende Junior, destacou que a parceria com o Governo do Estado contribui para a qualidade do tratamento que será oferecido a população. “É com grande alegria que a gente agradece essa parceria com o Estado, que tem como maior beneficiado o paciente, que agora consegue fazer tratamento oncológico com radioterapia aqui em Palmas. Tratando em sua cidade, o paciente tem o benefício de ficar perto de casa, próximo aos familiares, e o resultado final é melhor. Esse é o momento em que ele mais quer ficar perto de casa e essa parceria conseguiu isso, além de oferecer aos pacientes dos SUS o que há de mais moderno nesse tipo de tratamento”, ressaltou.

Após a indicação de tratamento radioterápico, o paciente, acompanhado de todos os exames de diagnóstico, será encaminhado para atendimento. A expectativa é atender neste mês de dezembro mais de 30 pacientes de Palmas e municípios vizinhos.  Os valores correspondentes ao tratamento serão faturados conforme a Tabela do SUS.

Tratamento em Imperatriz

Os pacientes que estão em tratamento na cidade de Imperatriz (MA) vão permanecer recebendo as sessões de radioterapia nesta cidade enquanto não é concluída a obra no prédio que vai receber a nova máquina na cidade de Araguaína.

Sair da versão mobile