Ícone do site Gazeta do Cerrado

Cores, espelhos: como ampliar ambientes pequenos

Usar bem as cores para ambientes pequenos é essencial para criar um espaço com uma percepção mais ampla. De fato, o conforto e a elegância da decoração devem ser prioridades quando o espaço é mais compacto, e isso tudo cria uma identidade visual cheia de personalidade.

O mais importante é ter uma boa noção do que torna o local mais aconchegante, conforme o efeito visual gerado por cada tom das cartelas de cores.

O branco, por exemplo, reforça a sensação de amplitude e cria um espaço mais agradável. No entanto, as escolhas variam conforme a identidade visual criada e a proposta de decoração.

Quer saber mais? Vamos mostrar quais cores são usadas para ampliar ambientes pequenos e dar algumas dicas. Acompanhe!

Monte a base da decoração com tons claros

Em ambientes pequenos, o mais indicado é decorar com base em uma paleta de tons claros, que trazem a sensação de amplitude e frescor. O que varia, nesse caso, é a leveza das cores conforme o ambiente escolhido. Por exemplo, o branco usado na sala deve ser mais intenso do que o inserido no quarto.

Os ambientes sociais também merecem atenção para que se tornem harmoniosos e confortáveis. Essa medida ainda aumenta a percepção de que o espaço é muito maior, pois parece que o mesmo ambiente se estende ao alcance dos olhos.

Outro segredo é usar as mesmas cores nos pisos e nas paredes. Deixe rodapés de lado para garantir a continuidade da visão.

Explore variações

Ao optar por pintar uma parede de branco, por exemplo, você pode fugir do tradicional e explorar suas variações.

O ideal, para trazer a percepção de um ambiente arejado e ao mesmo tempo moderno, é fazer uma variação dos tons claros ( bege, areia, nude, baunilha) com uma cor mais vibrante em um acessório de decoração.

Uma parede toda off-white pode ser incrementada com um armário amarelo ou nicho de livros. Tudo o que for mais chamativo deve ser deixado para os acessórios.

Uma porta colorida em uma sala completamente neutra também permite um clima mais alegre, sem deixar a identidade visual da paleta de cores de lado.

O mais importante, em uma situação como essa, é explorar variações dos tons neutros. Não precisa pintar ou decorar todos os ambientes com a mesma tonalidade.

A ideia deve girar em torno da mesma identidade visual, o que faz toda a diferença nos resultados. Veja, abaixo, algumas sugestões de variações de tons claros!

Branco

É a opção mais usada em ambientes compactos. Uma questão que chama muito a atenção está na possibilidade de trazer leveza aos espaços em que é necessário relaxar.

Além disso, a cor combina muito bem com qualquer tipo de decoração ou tonalidade mais vibrante. As paredes brancas são consideradas bases perfeitas para servir como fundo de diferentes propostas decorativas.

Creme

Representa o tom pastel do amarelo. Na prática, trata-se de um branco com toques de pigmentação amarela. O ideal é que seja inserido em ambientes com uma proposta mais clean e móveis funcionais, dentro da realidade proposta para a decoração de maneira geral.

Caso o menos é mais seja seu lema para criar uma casa moderna, faça as escolhas com base nos tons de creme.

Bege

A cor é uma das preferidas por quem deseja uma opção de tonalidade luxuosa e, ao mesmo tempo, extremamente elegante. Vale lembrar que isso não tem nenhuma relação com o tamanho da sua residência. Tudo depende, na verdade, da forma como a harmonia visual é pensada.

Fendi

O Fendi é o misto de cinza e bege, com um toque especial de um tom neutro de verde. O tom se aventura entre cores neutras quentes e frias em uma proposta bastante versátil.

A cor é muito semelhante à que vemos em superfícies que têm um concreto. Ou seja, ela costuma ser ideal para espaços em que o morador deseja um estilo mais urbano e moderno.

Marrom

Quando falamos em uma paleta de tons neutros, muitas pessoas costumam ficar em dúvida em relação ao uso da cor marrom. Contudo, saiba que esse tom, que é extremamente sóbrio e permite combinações versáteis, é uma excelente opção para ambientes pequenos.

Existe uma série de variações de marrom que podem se encaixar de maneira eficiente em uma proposta clean. As principais variações, aqui, são chocolate, caramelo e terracota.

Use outros recursos para dar amplitude ao espaço

Agora, conheça outros dois recursos que podem deixar seu espaço mais agradável e com uma aparência mais ampla.

Flores

Utilizar as estampas florais ou a própria decoração com flores é um truque muito usado na hora de criar uma proposta personalizada em ambientes pequenos.

Escolha para as flores cores vibrantes, que fazem um contraponto muito bacana com os tons neutros e deixam a percepção do ambiente maior. Ao mesmo tempo, ele fica mais aconchegante.

Se for usar as plantas, vale ainda priorizar flores com cheiros agradáveis e discretos, que se encaixam totalmente com a proposta mais clean.

Espelhos

Os espelhos são grandes aliados quando a proposta é ampliar o espaço visualmente. No entanto, deve-se tomar bastante cuidado com o local onde eles serão posicionados.

Uma dica é inseri-los em um local sem muito reflexo e que não tire a atenção do ambiente. Um dica interessante é você investir em móveis espelhados, além do tradicional espelho nas paredes dos ambientes.

Fonte: Blog da MRV

 

Próximo da mesa de jantar, em corredores ou até na substituição de um quadro, o espelho se encaixa na identidade discreta. Outra vantagem muito bacana é que os espelhos em formatos discretos são atemporais na decoração e são visualmente muito bonitos.

O segredo está em escolher bem em qual parede eles serão posicionados, sempre com o foco na sobriedade.

Pronto! Agora você já sabe quais as cores para ambientes pequenos. O que vale, em uma situação como essa, é trabalhar dentro de uma proposta que não apenas torne o ambiente visualmente maior, mas também contribua para a beleza da decoração sem perder a funcionalidade.

Só assim o local consegue ficar com a personalidade dos moradores e ter um toque incrível de criatividade.

Sair da versão mobile