Ícone do site Gazeta do Cerrado

Corpus Christi: Prefeitura de Araguaína dá ponto facultativo; Palmas ainda define

Palmas - Divulgação

Os órgãos públicos municipais de Araguaína não terão expediente nesta quinta e sexta-feira, dias 20 e 21. O Decreto n° 156/2019 que declara ponto facultativo nas datas foi publicado na edição n° 1834 do Diário Oficial do Município.

O documento, assinado pelo prefeito Ronaldo Dimas, ressalta que as datas se referem ao feriado facultativo de Corpus Christi, celebrado no dia 20, e a sexta-feira subsequente, intercalada entre o feriado e o final de semana.

O ponto facultativo não se aplica às unidades e serviços considerado essenciais, que por sua natureza não podem ser interrompidos, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Hospital Municipal de Araguaína (HMA).

Palmas

A Prefeitura de Palmas anda não confirmou oficialmente se será ou não porém fontes de Gazeta informaram que não deve ser facultativo. O decreto com a decisão ainda não foi publicado e não há confirmação oficial sobre isso. A Gazeta acompanha a decisão.

Corpus Christi
Festa religiosa católica, comemorada 60 dias depois do domingo de Páscoa, que tem por objetivo celebrar a institucionalização da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. Uma das tradições da festa, iniciada na Bélgica no século 13, é a confecção de tapetes coloridos que servem de homenagem à passagem da procissão.

De acordo com decisão do Ministério do Planejamento, publicada em dezembro de 2018 no Diário Oficial da União (DOU), a partir deste ano a data ficou definida como ponto facultativo, cabendo aos municípios e empregadores decidir se aderem ou não ao feriado.

Sair da versão mobile