Lotérica – Foto: Paulo Pinto
A partir desta quarta-feira (18), os cerca de 70 milhões de correntistas do Banco do Brasil não poderão mais efetuar transações nas mais de 13 mil casas lotéricas do país. O motivo é o encerramento da parceria do BB com a Caixa Econômica Federal, que aconteceu em outubro.
O impacto fica na restrição dos saques dos correntistas do Banco do Brasil e a consulta do saldo bancário da mesma instituição.
A Caixa Econômica Federal disse que “esta é uma decisão exclusiva do Banco do Brasil”.
Para Rodrigo Britto, funcionário do BB e diretor da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito da Região Centro Norte – Fetec-CUT/CN, o término da realização de transações bancárias para clientes e usuários do Banco do Brasil nas unidades lotéricas é “um retrocesso”.
“Reestruturações fecharam várias agências em diversos municípios do país, fazendo com que a lotérica fosse o principal, em alguns casos o único, ponto de atendimento para os correntistas do BB”, diz.
Britto citou como exemplo o caso de Santo Antônio do Descoberto, município goiano que faz divisa com o Distrito Federal, que teve sua única agência do Banco do Brasil fechada.
“Com o término das transações do BB nas unidades lotéricas várias pessoas, principalmente trabalhadores(as) rurais, terão grande dificuldade para realizarem suas demandas bancárias”, conclui.
O Banco do Brasil afirma que a expansão da Rede Mais BB já está ocorrendo e, em vários municípios. Dos 1.226 municípios contemplados na expansão da Rede, 82% contam com correspondentes substabelecidos ativos ou em processo de ativação.
No entanto, o país possui mais de 5 mil municípios. Segundo o Banco, o BB “atua fortemente para que esses municípios tenham os pontos de atendimento da Rede Mais BB ativos antes do encerramento do convênio”, diz a nota.
Fonte: Congresso em Foco