Ícone do site Gazeta do Cerrado

A Corrida pela vacina contra Covid tem expectativa por primeiras doses até o final deste ano

ARQUIVO 25/05/2020 METROPOLE - Soumya Swaminathan, cientista-chefe e diretora executiva da Organização Mundial da Saúde. CREDITO WOMEN LIFT HEALTH

A busca pela vacina contra o inimigo invisível

A cientista-chefe da Organização Mundial de Saúde (OMS), Soumya Swaminathan, declarou que espera ter “algumas centenas de milhões de doses” de uma vacina para a Covid-19 até o fim do ano. Nenhuma foi aprovada até agora, mas há cerca de dez sendo testadas, disse Swaminathan.

“Há pelo menos 200 vacinas candidatas em algum estágio de desenvolvimento”, afirmou Swaminathan. “Mas há 10 sendo testadas em humanos. Três dessas estão entrando em fase 3 [a última] nas próximas semanas”.

“Estamos entrando em outra fase agora, testes de fase 3, que são aqueles que vão provar definitivamente se uma vacina é eficaz e segura”, explicou Swaminathan. Com os resultados da fase 3, acrescentou a cientista-chefe, é possível passar à produção em massa das vacinas.

A cientista também afirmou que a OMS está discutindo com os Estados-membros uma forma justa de distribuição de uma vacina: a ideia é dar prioridade a funcionários de saúde na linha de frente e a quem trabalha em ambientes com alto risco de transmissão, como prisões e casas de repouso, além de pessoas nos grupos de risco – por causa da idade ou por terem outras doenças.

Sair da versão mobile