Vacina contra Covid-19 – Foto: Dado Ruvic/Reuters
Maju Cotrim
Em Brasília, o Ministério da Saúde reforçou que qualquer vacina só será incorporada ao Plano Nacional de Imunização depois de aprovada pela Anvisa.
A Gazeta perguntou ao governo do Tocantins sobre a previsão da vacina para o Estado. “A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que até a presente data não há nada oficial sobre campanha de vacinação contra a Covid-19. O Tocantins aguarda orientação do Ministério da Saúde, sobre logística, distribuição de dose e público alvo”, disse á Gazeta nesta quinta-feira. 3.
O Ministério da Saúde repete que não descarta nenhuma vacina em estudo, mas até agora só fechou acordo para compra de duas delas: a da AstraZeneca, que está sendo desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com a Fiocruz, e a que será fornecida por meio da Covax, o consórcio global liderado pela OMS. As duas devem fornecer 140 milhões de doses.
Nesta quinta-feira (3), o Senado aprovou a medida provisória que garante R$ 2 bilhões para a compra e a produção da vacina de Oxford.
E não há acordo de compra assinado pelo governo federal com nenhuma das outras três farmacêuticas que estão testando vacinas no Brasil: a Pfizer, a Janssen e a Sinovac.