Ícone do site Gazeta do Cerrado

Corrida por partidos, mudança no MDB, ansiedade por apoios de Wanderlei e previsão de clima “macetando” em Palmas: play na pré campanha!

Maju Cotrim

As expectativas pré eleitorais estão a todo vapor nos municípios tocantinenses por causa das eleições deste ano. Agora no pós carnaval principalmente em Palmas o clima de revanchismo promete aumentar o volume.

Nas bases palacianas a expectativa de aliados por sinais ou posicionamentos do governador Wanderlei Barbosa que segue na postura “republicana” e seguindo o que já reafirmou este este mês: “valorizando os companheiros e atendendo todos os municípios na parte institucional”. O governador já está nas andanças nos municípios e muito á vontade faz os gestos institucionais e claro não abre mão de sim já se colocar em cenários locais mais tranquilos.

O apoio do governador, que vive em alta aprovação, é o objetivo comum dos seus principais aliados.

Efeito Carnaval

Alguns gestores se deram bem com a realização do carnaval como o caso de José Salomão de Dianópolis que chegou a ter gritos de “já ganhou” da plateia no último dia de festa. Em Gurupi também, a foliã prefeita Josi Nunes aproveitou cada momento e ganhou muitos elogios pela realização da festa. Em DNO, a presença do governador aumentou especulações de bastidores mas ele ainda não se manifestou oficialmente sobre sua postura política na cidade já que seu partido o Republicanos tem dois pré candidatos até o momento; Jailton Bezerra e Djalma Parente.

Mudanças no MdB

Estão aguardadas as mudanças no MdB que passa a ser visto como opção de nova legenda para vários pre candidatos pelo Estado e pode surpreender com filiações estratégicas.

A matemática dos partidos

Para quem está com mandato principalmente o clima é de escolha de partidos isso envolve uma matemática importante e confiança é claro nos líderes partidários! Quem vai pra onde e com quais compromissos? Os nomes novatos brotam nas redes e com muitas bandeiras e propostas e as 23 vagas serão muito mais muito disputadas!

Clima “macetando” em Palmas

Na capital a perspectiva é que o clima esquente a partir de agora. Carlos Amastha promete começar pré campanha a partir de agora. Pelas ruas está Eduardo Siqueira na sua caminhada nas bases, um grupo de pré candidatos deputados tenta construir uma aliança com participação do Paço porém as movimentações ainda são iniciais e alguns ainda precisam de definição partidária. Pelo ocorrido até o momento há uma sinalização de que o clima esquente por parte da prefeita Cinthia contra adversários. Há quem preveja uma onda “macetando” nos próximos meses por vários lados: será!?

Efeito Janad

Desde a abertura do ano  legislativo a postura da pré candidata Janad chamou atenção. Não respondeu ás provocações da prefeita Cinthia no discurso, citou sua parceria com o governador Wanderlei Barbosa e segue com conteúdos na sua rede social e uma agenda de pré campanha intensa. Um dos diferenciais apontados pelo seu grupo são as alianças já formadas em torno dela com no mínimo quatro legendas, cerca de 18 estaduais, pelo menos 3 federais e algo que faz a diferença no contexto: pelo menos 130 nomes proporcionais! Janad e seu grupo tem  articulado muito e surpresas são prometidas para os próximos dias sobre isso.

Fato? Boato? Ataques pessoais…

E no meio de tantas definições ainda a serem feitas muitos boatos circulam, alguns mesmo sem confirmação maximizados por redes sociais enquanto que decisões importantes ainda nem foram tomadas na verdade! Um dos grandes desafios deste ano eleitoral: conter a onda de desinformação e até de ataques pessoais que alguns já estão sofrendo como é o caso do prefeito de Colinas, por exemplo.

Sair da versão mobile