Ícone do site Gazeta do Cerrado

Cotada para disputar Prefeitura, Vanda Monteiro faz balanço positivo do 1º ano na Assembleia

A Deputada Estadual Vanda Monteiro (PSL) avaliou o ano legislativo de 2019 como positivo e destacou as principais ações apresentadas na Assembleia Legislativa. 


Em seu primeiro ano, Vanda Monteiro apresentou cerca de 180 requerimentos e 77 projetos de lei que tinham como objetivo garantir a qualidade de vida do cidadão tocantinense. 


Entre os destaques, a parlamentar citou o trabalho voltado para a defesa e proteção da mulher tocantinense. Em 2019 o Governo Estadual tornou lei dois importantes projetos de autoria da deputada Vanda Monteiro. O primeiro dispõe sobre o direito anual de folga da trabalhadora para realização dos exames preventivos contra o câncer de mama e colo de útero. O segundo projeto, sancionado no último dia 18 de dezembro, garante às tocantinenses, vítimas de violência doméstica e familiar, a prioridade no encaminhamento para vagas de emprego e cursos profissionalizantes ofertados na esfera estadual.


“Estamos em um momento importante na discussão da defesa e garantia dos direitos da mulher. Os projetos mostram o compromisso que temos com nossas tocantinenses”. 


Requerimentos atendidos
Entre os requerimentos apresentados e atendidos, a parlamentar destaca implantação da primeira Delegacia Especializada no atendimento a Mulher Vítima de Violência 24 horas. A unidade foi implanta em Palmas, na região sul. Além da capital, Vanda Monteiro, também solicitou delegacias 24h para a região do Bico do Papagaio e outros municípios. 
Em Palmas, a parlamentar requereu a transferência e implantação dos serviços do Núcleo de Identificado para as instalações do Sine Estadual, na região sul. Atualmente, o pólo está em funcionamento e os palmenses contam com mais um local para emissão da Carteira de Identidade e outros documentos. 


Semana estadual
Outra lei sancionada pelo Governo, em 2019, e comemorada por Vanda Monteiro, é a que dispõe sobre a Semana Estadual de Combate a Violência e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes no Tocantins.”Essa vitória é do Estado.  Vamos discutir a violência e implementar políticas públicas para combater este problema”.


Outros requerimentos 
– Requerimento pede ao Governo do Tocantins o desmembramento da Secretaria de esportes da pasta da Educação. – Fiscalização dos hidrômetros instalados pela BRK Ambiental.- Fim das cobranças abusivas praticadas pela BRK Ambiental foramreivindicadas em audiência pública.- Recuperação de estradas vicinais e construção de uma galeria sobre o ribeirão Cocalim em Maurilândia.- Em regime de urgência, serviços de tapa-buracos na TO- 020.- Requerimentos pedem melhorias para TO- 030.- Requerimentos pedem melhorias no atendimento de pacientes renais do Tocantins.- Mais efetivo policial para atuar na cidade de Monte do Carmo, além da reforma do Posto da PM. – Reforma elétrica e instalação de ar condicionado nas escolas estaduais Santa Rita de Cássia e Frederico Pedreira, em Palmas. – Concurso Público do Quadro Geral é solicitado por Vanda Monteiro na Assembleia Legislativa.- Sistema de ensino militar em escola estadual de Colméia do Tocantins.

Fonte: Assessoria

Sair da versão mobile