Para explicar à população como são feitas as testagens para a covid-19 em Araguaína, a Secretaria da Saúde do Município reforça quais critérios são usados para testagem. Entre os critérios estão como são realizados os exames na cidade e em que momento e quais unidades devem ser procuradas pelos moradores.
O superintendente de Vigilância em Saúde do Município, Eduardo Freitas, explicou que é importante que as pessoas saibam o momento adequado para buscar o atendimento hospitalar.
“Realmente nos deparamos com muitas dúvidas, por isso, é fundamental que a pessoa saiba quando sair de casa para procurar atendimento médico, em caso de suspeita grave, uma vez que a recomendação é do isolamento social como medida eficaz para evitar o contágio”.
Quando buscar a unidade de referência
Atualmente, a recomendação da Secretaria Estadual de Saúde é a de fazer testes apenas em casos graves de pessoas com suspeita de coronavírus, ou seja, devem buscar uma das duas unidades básicas de saúde (UBS) de referência em Araguaína ou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), o indivíduo que apresentar febre alta e desconforto respiratório.
“No caso daquela pessoa que está com sintomas de gripe ou resfriado, a orientação é que imediatamente faça o isolamento domiciliar, ou seja, fique em um cômodo da casa distante do contato com as outras pessoas, caso haja evolução dos sintomas deve buscar avaliação médica”, explicou Freitas.
Após a avaliação do médico, o paciente é encaminhado ou não para a realização do teste para confirmar ou descartar a suspeita de covid-19.
Sobre os testes
Araguaína foi a primeira cidade do Tocantins a adquirir os testes rápidos e a destinar unidades de saúde como porta de entrada para o atendimento a pacientes suspeitos, são elas a UBS do Bairro JK e Albeny Soares, Setor Couto, além da UPA.
O teste rápido detecta o anticorpo Imunoglobulina M (IgM), que é produzido em grandes quantidades a partir do sexto dia da doença. A reação do corpo ao vírus Sars-Cov-2, causador da doença covid-19, será conhecido em 20 minutos após a coleta de uma amostra de sangue.
Leia também: Especialistas reforçam defesa ao isolamento: “pico no Tocantins está apenas no começo”, revela infectologista
Além do teste rápido, o Município dispõe ainda, por meio do Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen-TO), da coleta de swab, com amostra da saliva e secreção nasal. As amostras são para a realização do teste de PCR, único capaz de diagnosticar pessoas contaminadas com o coronavírus nos primeiros dias de contágio, mesmo em pessoas assintomáticas.
De acordo com o último boletim epidemiológico, de 6 de maio, a Prefeitura havia realizado a coleta de mais de mil testes entre rápidos e de PCR.
Monitoramento dos casos
Após a testagem, os casos positivos começam a ser monitorados pela Equipe de Resposta Rápida do Município, a primeira a ser implantada no Tocantins, composta por multiprofissionais como médicos, enfermeiros, nutricionistas e outros. Nos casos leves, em que é recomendado o isolamento, o monitoramento é realizado por telefone.
Os casos positivos em estado grave da doença são encaminhados para os hospitais de referência no tratamento da covid-19 na cidade.
Leia também: COVID por regiões do TO: Bico tem o maior número de cidades com casos e Sudeste menor incidência
fonte: Ascom Araguaína