Maju Cotrim
O Diário Oficial da União traz a habilitação de mais leitos de UTI para o Tocantins. A liberação chega numa hora importante quando a lotação das UTIs do hospital regional de Araguaína já esgotou, por exemplo.
O ato traz 10 leitos para o Regional de Araguaína e mais 10 para o Hospital Dom Orione. Araguaína lidera o número de casos no Tocantins com crescimento de mais de 400% em dez dias.
Para Palmas são 22 leitos sendo 16 para adultos no HGP e 6 para crianças no Hospital Infantil. O valor total do investimento nos leitos é de R$ 6 milhões. Ao todo são 42 novos leitos para o Tocantins.
A portaria 1.120 Habilita leitos da Unidade de Terapia Intensiva – UTI Adulto e Pediátrico Tipo II – COVID-19 e estabelece recurso do Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde – Grupo Coronavírus (COVID 19), a ser disponibilizado ao Estado do Tocantins.
O ato de liberação diz ainda: “A habilitação tratada no art. 1º, ocorrerá excepcionalmente pelo prazo de 90 (noventa) dias, podendo ser prorrogada. Finalizada a situação de emergência de saúde pública, de importância internacional decorrente do Coronavírus (COVID-19), nos termos do art. 4º, §1º, da Lei nº 13.979 de 2020, essas habilitações poderão ser encerradas a qualquer tempo”.
“Fica estabelecido recurso do Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde – Grupo Coronavírus (COVID 19), a ser disponibilizado ao Estado do Tocantins, em parcela única, no montante de R$ 6.048.000,00 (seis milhões e quarenta e oito mil reais)”, especifica o ato.
A liberação dos leitos foi uma articulação do deputado Tiago Dimas e do senador Eduardo Gomes.
#SóNaGazeta
#LeitosDeUTIs
#Coronavírus
#Tocantins